Provando que as mulheres podem, sim, ser fortes, criativas, empreendedoras e donas de seus lares, o filme “Joy: O Nome do Sucesso” foi responsável por narrar a história de Joy Mangano, uma norte-americana nascida em 1956 que, desde cedo, pensava em invenções extraordinárias.
Mesmo assim, apenas aos 30 anos de idade seu sucesso foi reconhecido. Já mãe de três filhos, divorciada e passando dificuldades financeiras, Joy se reinventou ao fazer modificações em um esfregão, para facilitar seu dia a dia como dona de casa e o de milhares de outras mulheres. Conheça a história real do filme estrelado por Jennifer Lawrence!
Verdadeira história por trás de “Joy: O Nome do Sucesso”
Responsável por render indicações à Jennifer Lawrence em grandes premiações, “Joy: O Nome do Sucesso” é inspirado em uma história real! Mesmo que o filme tenha algumas cenas romantizadas e mais ficcionais, Joy Mangano realmente é uma mulher extraordinária.
Nascida em Nova York, em 1956, Joy tinha tudo para enfrentar as dificuldades e os preconceitos da época, que diminuíam a mulher ao status de dona de casa, responsável por facilitar a vida de seus maridos.
No entanto, desde pequena, a empresária sempre gostou de exercer sua criatividade e botar a mão na massa ao dar vida para suas invenções. Por volta de seus 15 anos, Mangano trabalhava em um hospital veterinário, quando sentiu um uma ideia poderia diminuir o caso de atropelamentos animais.
Ao notar que muitos cães e a gatos eram gravemente feridos pelos atropelamentos durante a noite, Joy pensou em uma coleira fluorescente para protegê-los.
Mas, por não colocar sua ideia em prática, viu o item sendo lançado no ano seguinte, quando prometeu a si mesma que não perderia sua oportunidade quando tivesse uma próxima grande ideia.
Muito dedicada, se formou no ensino médio um ano antes e foi para a Universidade Pace, em Nova Iorque, onde se formou em 1978 em Gestão de Empresas.
Apesar de sua formação, nunca trabalhou na área. Acabou se casando com Anthony Miranne, que, diferente do filme, não era um cantor venezuelano, e sim, seu colega de turma.
Com ele, teve três filhos, Christie, Robert e Jacqueline. Para se sustentar, trabalhava como secretária e foi responsável pelas reservas de uma companhia aérea.
O casamento não durou muito e logo Joy Mangano se separou, sendo obrigada a se esforçar ainda mais para sustentar seus filhos. Em 1990, Joy se sentiu frustrada ao ter que lidar com um esfregão comum.
Desta forma, Mangano tentou adaptar o objeto para facilitar as coisas. Comprou fios de algodão e os enrolou em um bastão, de forma que poderia torcer a água, sem sujar ou molhar as mãos.
Com o pouco dinheiro que tinha, mandou fazer algumas unidades do que chamou de “Miracle Mop” (ou no português, “Esfregão Milagroso”). Aos poucos, começou a vender em Long Island e mercados locais.
Batizou sua empresa de Arma Products e, mais tarde, trocou para Ingenious Designs. Pouco tempo depois, assinou contrato com a QVC, um canal de televendas, que anunciaria seus produtos.
https://www.instagram.com/p/CKwP9LqgT9x/
As vendas, no entanto, começaram fracas, até que Joy Mangano pediu que ela mesma fizesse a divulgação de seu produto. Enquanto conversava com o público, o carisma da empresária conquistou inúmeras pessoas e ela conseguiu vender 18 mil unidades de seu esfregão em apenas 20 minutos.
Este foi só o início de todo o sucesso de Joy Mangano, que cresceu cada vez mais, bateu recordes de venda, teve reconhecimento em cima de suas criações e continuou criando muito mais!
Hoje, sua empresa é uma das mais reconhecidas dos Estados Unidos, além dela ter feito uma grande fortuna com suas ideias excepcionais, recebendo muitos prêmios pelo seu trabalho, suas invenções e pelo império que construiu sozinha.