Apesar dos filmes “What Happened, Miss Simone?” e “Straight Outta Compton” (escrito por dois roteiristas brancos) estarem concorrendo ao Oscar este ano, para Melhor Documentário e Melhor Roteiro Original respectivamente, o Oscar 2016 está marcado por não ter indicado nenhum ator ou atriz negros para nenhuma das categorias pelo segundo ano consecutivo. Desde 1998 não se vê uma cerimônia tão excludente quanto a deste ano.
Vale lembra que nos 87 anos de vida do Oscar, dos 2.947 premiados, apenas 31 eram negros. Apenas 7% dos vencedores da categoria de Melhor Ator eram negros, como Jamie Foxx, Denzel Washington e Forest Whitaker. A vitória de Halle Berry na categoria de Melhor Atriz em 2002 pelo filme “A Última Ceia” foi a única por uma atriz negra na história do Oscar.
Veja seis atores/atrizes negros (as) que foram negligenciados em 2016 pelo Oscar.
Leia também:
9 filmes brasileiros que mereciam ter concorrido ao Oscar
Idris Elba
Poderia concorrer a Melhor Ator por “Beasts Of No Nation”. O ator britânico interpreta o líder de um grupo de guerrilha que luta durante a guerra civil da África do Sul.
Jason Mitchell
Poderia ter entrado na lista de Melhor Ator Coadjuvante por “Straight Outta Compton: A História do N.W.A. o filme conta a história de cinco jovens na Califórnia dos anos 80 que usam suas experiências para produzirem músicas honestas, rebeldes e diferentes. Surge assim o N.W.A, que promove a explosão do gangsta rap.
Tessa Thompson e Michael B. Jordan
Mereciam indicações de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator, respectivamente, por “Creed: Nascido para Lutar”. No filme, Jordan interpreta Adonis Johnson, cujo pai, Apollo Creed, morreu nos ringues antes do menino nascer. Ele então pede ajuda de Sylvester Stallone para ser seu treinador.
https://youtu.be/DaanI9vOeEk
Will Smith
Seria ótimo concorrente a Melhor Ator por “Um Homem Entre Gigantes”. Baseado em uma história real, o filme traz Will Smith como Dr. Bennet Omalu, neuropatologista forense, que descobre um padrão de trauma cerebral entre jogadores de futebol americano. Ele tenta divulgar a informação para o mundo, mas precisa primeiro travar uma batalha contra a NFL.
Shameik Moore
Merecia brigar pela estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por “Dope: Um Deslize Perigoso”. O ator interpreta Malcolm Adecombi, um jovem nerd que vive em um bairro violento de Los Angeles. Entre escola, provas finais, audições e ensaios de sua banda, ele vai a uma festa e depois de uma confusão volta para casa com uma mochila carregada de drogas.
Samuel L. Jackson
A atuação é digna de indicação para Melhor Ator por “Os Oito Odiados”. No filme de Tarantino, Jackson é um caçador de recompensas que procura um tesouro, e devido a péssimas condições climáticas, se abriga em um armazém com mais sete pessoas, que começam a interagir entre si e descobrirem segredos uns dos outros e suas verdadeiras intenções.
https://youtu.be/QPvuptLl_H8