João Araújo, pai de Cazuza, se incomodou com romance do filho com Ney Matogrosso e tentou intervir
“Homem com H”, que chegou recentemente ao catálogo da Netflix, conta a história de Ney Matogrosso, do início até a fama, passando, além disso, pelo aproximação com Cazuza.
O relacionamento entre os artistas, abordado pelo longa, passou por uma turbulência após o pai do astro que morreu em 1990 tentar afastá-lo do outro famoso. Os dois, entretanto, ficaram juntos apenas três meses.
Entenda o que aconteceu!
Pai de Cazuza tentou separá-lo de Ney Matogrosso
Cazuza e Ney Matrogrosso se aproximaram em 1979, vivendo um romance de três meses em 1983, que permaneceu fora dos holofotes durante um tempo. No entanto, a família do cantor descobriu tudo e o pai decidiu tomar providências por conta própria.
A cinebiografia, baseada em fatos reais da vida de Ney Matogrosso, deixou de fora o climão entre o pai de Cazuza e o cantor. Desde o primeiro momento, João Araújo, fundador da Som Livre, foi contra a união e tentou separar os dois.

O episódio foi registrado, em detalhes, na biografia de Ney Matogrosso, publicada em 2021 pela Companhia das Letras. De acordo com os registros, Cazuza desconfiou da intervenção do pai em um momento bem específico.
Tudo aconteceu depois que os dois voltaram de viagem e perceberam que os filmes das câmeras fotográficas deles tinham sumido. “Isso só pode ser coisa do ‘mafioso’”, teria dito Cazuza na ocasião, certo de que o pai tinham ordenado que funcionários sumissem com “qualquer vestígio de imoralidade”.
Pai de Cazuza ofereceu viagem para afastá-lo de Ney Matogrosso
O cantor teve certeza de que o pai tinha descoberto a relação com Ney quando, junto com a mãe, ofereceu ao artista uma viagem para a estação de esqui em Megêve, na França, com passagens por Paris e Nova York, na companhia de uma namorada.
“Cazuza disse a Ney que o pai deveria ter descoberto a relação dos dois e que, com a viagem, queria separá-los. ‘Ele está querendo me tirar de perto de você’. Ney entendeu que o parceiro deveria ir e fez uma promessa: ‘Aproveita. Quando você voltar, eu estarei aqui’. Cazuza aceitou o convite e chamou a amiga Patrícia Casé. Deixou seu carro com a antena do rádio quebrada na garagem de Ney e partiu”, afirma um trecho da biografia.

Apesar do relacionamento ter sido breve, os dois seguiram próximos e parceiros, torcendo pelo sucesso um do outro, até o fim da vida de Cazuza. Ney Matogrosso, nesse meio tempo, foi o responsável pela direção artística da última turnê de Cazuza e o primeiro nome da MPB a gravar uma música do Barão Vermelho, o sucesso “Pro Dia Nascer Feliz”.