História real em “Invocação do Mal 4”: caso da família Smurl inspirou o filme

“Invocação do Mal 4” adapta história real da família Smurl, que terminou sem solução nas mãos dos Warren, em caso chocante

“Invocação do Mal 4: O Último Ritual”, franquia de terror mais bem-sucedida dos últimos tempos, marca o capítulo final da saga, que começou em 2013. O filme traz às telonas o único caso não solucionado pelo casal Warren com base em história real – e chocante – da família Smurl.

Confira detalhes!

História real de “Invocação do Mal 4: O Último Ritual”

O casal Ed e Lorraine Warren, reconhecidos mundialmente como os mais famosos demonologistas da cultura popular, se tornaram figuras conhecidas ao investigarem atividades paranormais no mundo todo. Os relatos, registros e arquivos da dupla serviram de inspiração para os filmes da franquia.

Os Warren investigaram inúmeros episódios envolvendo possessões, aparições e maldições, que desafiaram, portanto, qualquer explicação lógica. Entre os casos, se destacou o da família Smurl, pelo grau de violência e persistência das manifestações, sendo o único que não conseguiram resolver.

O casal afirmou viver sob tormento de forças sobrenaturais em sua casa, na Pensilvânia, até chamar a atenção de Ed e Lorraine Warren. Jack e Janet Smurl se mudaram, em 1973, com a família, para um duplex em West Pittson, na Pensilvânia, ao perderem a última casa em uma enchente.

Janet e Jack Smurl em frente à sua casa (Crédito: AP Photo/Wilkes-Barre Times Leader/Fred Adams)

Em busca de um novo começo, Jack investiu todo o dinheiro que tinha para reformar a casa. No entanto, coisas estranhas e sobrenaturais logo começaram a acontecer, com ataques mais sutis, a princípio. Era comum desaparecer alguns objetos e se deparar com algumas falhas elétricas que aconteciam do nada.

Contudo, os sinais de algo errado começaram a aparecer com maior frequência: barulhos inexplicáveis, odores súbitos de enxofre e decomposição e visões de figuras flutuantes. A situação ficou ainda mais crítica, de acordo com Janet, depois que deu à luz as filhas gêmeas.

As filhas mais velhas do casal foram empurradas escada abaixo e o cachorro arremessado contra a parede. Nesse meio tempo, Jack e Janet afirmaram terem sido até mesmo agredidos sexualmente por entidades invisíveis. Desesperados, os Smurls procuraram a Igreja Católica.

O que aconteceu com os Smurls

Como resultado, padres foram convocados para realizar bênçãos e exorcismos no imóvel, mas não conseguiram conter as forças malignas que assombravam o casal. Os vizinhos ficaram revoltados com a atenção em cima dos Smurls e chegaram até a tacar tijolos na casa.

Uma conhecida que já havia passado por experiências similares indicou Ed e Lorraine Warren. De acordo com o profissional, quatro entidades sobrenaturais permaneciam na casa: uma mulher idosa, uma jovem com potencial para violência, um homem que morreu na residência e um demônio.

Invocação do Mal 4
(Crédito: Reprodução/Warner Bros.)

O demônio, portanto, usava os outros três espíritos para fragilizar e atacar a família, provocando vários episódios sobrenaturais, como quedas bruscas de temperatura, aparições e até mesmo manifestações físicas. Os Warren ficaram meses fazendo pesquisas e tentando encontrar uma solução.

Em certo momento, Ed encontrou uma mensagem no espelho, onde as entidades exigiam que ele e Lorraine fossem embora. Apesar de todos os esforços, o profissional não conseguiu desvendar totalmente o mistério, mas os Smulrs conseguiram paz após uma nova rodada de orações na casa.

Controversas na história real de “Invocação do Mal 4”

Durante um bom tempo, o relato dos Smurls foi amplamente contestado, com críticos expondo relatórios médicos provando que o julgamento de Jack estava comprometido por causa de uma cirurgia cerebral feita em 1983.

Investigadores paranormais independentes revelaram, após visitar a casa, que não encontraram evidências claras de assombração. Da mesma forma, a Igreja Católica relatou que os padres enviados a propriedade à época afirmaram não terem observado nada fora do comum quando realizaram os rituais de expulsão.

“Invocação do Mal 4” (Crédito: © 2025 – Warner Bros. Pictures)

“Invocação do Mal” alcançou enorme sucesso de público e crítica, originando dois spin-off renomados – “Anabelle” (2014) e “A Freira” (2018). No total, o universo soma oito filmes, que juntos já arrecadaram mais de US$ 2 bilhões em bilheteria global, segundo o portal Ingresso.com.

“Invocação do Mal 4: O Último Ritual” está em cartaz nos cinemas.

Filmes