Diante de um filme repleto de situações absurdas e reviravoltas fantasiosas logo, nos pegamos pensando que tais acontecimentos só podem ser “coisa de cinema”. Mas quando a arte imita a vida, o resultado pode ser surpreendente. Um exemplo é a verdadeira e incrível história do mentiroso que inspirou o filme “Prenda-me Se For Capaz”.
Frank Abagnale Jr., que no longa-metragem foi interpretado por Leonardo DiCaprio, nasceu no Condado de Westchester, Estados Unidos, em 27 de abril de 1948 e ficou famoso como um dos maiores fraudadores da história do país, conseguindo aplicar inúmeros golpes durante 5 anos na década de 1960.
Frank começou a vida de golpista ao descobrir que era possível passar diversos cheques sem fundo em diferentes bancos, criando sempre novas e falsas identidades. Ele, então, se aprimoraria nas técnicas, chegando até a forjar seus próprios cheques como cópias perfeitas dos originais.
Em cinco anos, Frank conseguiu assumir 8 identidades diferentes e ter usado muitas outras para fraudar cheques, causando um prejuízo estimado de US$ 2,5 milhões em 26 países.
Entre as diversas identidades que criou, as mais famosas foram as de piloto da companhia aérea Pan Am, pediatra em um hospital, funcionário em um escritório de advocacia após falsificar um diploma da Universidade de Harvard e até como professor de sociologia na Brigham Young University por um semestre inteiro.
Em 1969, porém, Frank foi preso na França após passar anos sendo procurado pela polícia até que, em 1974, o governo federal dos Estados Unidos permitiu que ele fosse solto sob a condição de que deveria ajudar as autoridades a combater fraudes monetárias. Alguns anos depois Frank fundaria a Abagnale & Associates, um escritório de consultoria que ajuda a prevenir e delatar fraudes e, hoje, é um multimilionário graças ao sucesso de sua empresa de consultoria.
Curiosidades do cinema
- 8 papéis que provam que DiCaprio é um dos melhores de Hollywood
- 10 surpreendentes filmes baseados em fatos reais
- Conheça pessoas reais por trás de histórias contadas no cinema