Como greve dos atores de Hollywood afetará séries e filmes: até Marquezine se pronunciou

O sindicato que representa os atores de Hollywood — (SAG-AFTRA, na sigla em inglês) — anunciou que a categoria entrou em greve. O resultado é a paralisação imediata da produção e gravação de filmes, séries e programas, afetando muitos títulos próximos de seus lançamentos, como “Besouro Azul”, da DC, do qual Bruna Marquezine é protagonista.

Saiba o que muda!

Tudo sobre a greve dos atores de Hollwood

Qual é o motivo da grave?

A greve começou a valer na meia-noite desta quinta-feira (13) (no horário de Los Angeles, ou 4h da manhã, em Brasília), por divergências nas negociações de atores com representantes dos estúdios que já vinham se arrastando.

Pela primeira vez em 63 anos, roteiristas e atores de Hollywood entram em greve simultaneamente. As negociações se concentraram em melhores salários e outros benefícios.

Outro ponto importante é definir o uso da inteligência artificial na produção de filmes e programas de televisão, para garantir que suas imagens digitais não sejam recriadas sem autorização.

Os atores também pedem os “residuais”, pagamentos feitos toda vez que um filme ou programa que eles estrelaram é exibido em uma emissora ou na TV a cabo, garantindo um valor pelo trabalho.

Margot Robbie
Joe Maher/Getty Images

O que os atores não podem fazer

Os atores não deverão participar de estreias, dar entrevistas sobre trabalhos, ir a premiações, participar de festivais de cinema ou até mesmo promover projetos nas redes sociais enquanto durar a greve.

“Se não fizermos isso agora, todos vamos estar em apuros. Estaremos ameaçados de sermos substituídos pelas máquinas e os grandes negócios”, afirmou o líder do sindicato, de acordo com informações da Variety.

A cerimônia do Emmy 2023, que seria realizada em 18 de setembro, também fica ameaçada, assim como os festivais de Veneza e Toronto. A Comic-Con de San Diego, no próximo dia 20, não deve contar com a presença de muitos atores.

O efeito mais instantâneo da decisão foi visto em Londres, onde ocorria a première do longa “Oppenheimer” e atores abandonaram o evento, em solidariedade à decisão do sindicato, ainda nem formalizada.

O que dizem os estúdios

Em comunicado emitido após anúncio da greve e divulgado pelo portal Deadline, a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês) afirma que o SAG recusou diversas propostas.

Entre elas, uma “proposta inovadora de inteligência artificial que protege as imagens digitais dos artistas, incluindo a exigência de consentimento do artista para a criação e uso de réplicas digitais ou para alterações digitais de uma performance”.

“Eles propuseram que nossos figurantes pudessem ser digitalizados, recebessem o salário por um dia de trabalho, e suas empresas possuiriam essa digitalização, sua imagem, e poderiam usá-la pelo resto da eternidade em qualquer projeto que desejassem. Sem consentimento e sem compensação”, negou o outro lado.

Pronunciamento de Bruna Marquezine

Bruna Marquezine, que faz parte do elenco do filme “Besouro Azul”, manifestou apoio à greve pelo Instagram. “Estarei sempre ao lado de iniciativas que lutem pelo progresso da comunidade artística, seja no meu país ou no exterior”. A atriz deixa assim de participar de divulgações do projeto com estreia marcada para 17 de agosto.

https://twitter.com/UniversoDCnauta/status/1679832628856336391

Quais séries foram afetadas?

Os talk-shows norte-americanos, como “Jimmy Kimmel Live” da ABC, “The Late Show” da CBS, e “Tonight” e “Late Night” da NBC entram em suspensão, mantendo apenas reprises na programação.

A HBO vai parar produções ao vivo de “Real Time with Bill Maher” e “Last Week Tonight” com John Oliver. Além dos programas, séries queridinhas do público também devem levar mais um tempo.

É o caso de produções como “Stranger Things”, “Ruptura”, “Yellowjackets”, “A Casa do Dragão”, que teve os roteiros devolvidos, mas o produtor executivo Ryan Condal continua trabalhando na série em uma área de não-roteiristas.

Divulgação/Prime Video

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” segue em produção, mas sem colaboração dos produtores executivos J.D. Payne e Patrick McKay, que apoiam a greve. Estão suspensas também “Abbott Elementary” e “Sandman”.

Roteiros para as séries de Anne Rice e spinoffs “Walking Dead” estão prontos, mas produção não começou. Também foram afetados títulos como “American Dad”, “Family Guy”, “The Handmaid’s Tale” e “Daredevil: Born Again”.

“Young Sheldon”, “The Simpsons”, “Andor”, “Big Mouth” e “Blade”, pré-produção do reboot, que deve ter Mahershala Ali como o caçador de vampiros. Também atrasam: “Cobra Kai”, “Evil”, “Good Omens”, “Jeopardy!” e “A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight”.

Quais filmes foram afetados?

“Wicked”, “Os Fantasmas Se Divertem” e “Gladiador” devem atrasar, assim como “Ghostbusters 4”, “Mufasa: The Lion King”, “Avatar 3 e 4”, todos já em andamento. Filmes que estão próximos do lançamento também ser afetados com suspensão de eventos de divulgação.

Alguns dos títulos prestes a chegarem ao público são “Barbie” e “Oppenheimer”, ambos no cinema no Brasil em 20 de julho, assim como “Mansão Mal assombrada” (27 de julho), “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” (3 de agosto) e “Mistério em Veneza” (15 de setembro).

Cinema e streaming