Final explicado de “Brick”: filme cheio de ação é Top 1 da Netflix

“Brick”, filme da Netflix, entrega a verdade por trás dos muros de tijolos pretos, mas termina com final em aberto

“Brick”, suspense de ficção científica alemão em alta na Netflix, acompanha um casal, Olivia (Ruby O. Fee) e Tim (Matthias Schweighöfer), que vive situação desesperadora ao perceber o apartamento fechado por misteriosas paredes pretas de tijolo. O filme, que recentemente chegou a ocupar o Top 1 de mais assistidos no streaming, ganhou um final aberto que intrigou ainda mais a audiência.

Entenda o que acontece!

Final explicado de “Brick”: o que aconteceu no filme da Netflix

“Brick” começa com o desespero de Olivia e Tim, que, eventualmente, acordam presos no apartamento onde moram atrás de um muro preto impenetrável. De forma misteriosa e inexplicável, os dois descobrem que o prédio inteiro foi cercado por essa muralha de tijolos extremamente resistentes.

Sem saber como esse paredão foi parar ali da noite para o dia, os dois se unem aos vizinhos para tentar entender o mistério e escapar da armadilha com vida. Achar uma saída, porém, é apenas o começo dessa jornada desesperadora, onde se perguntam quem teria feito isso e qual a motivação por trás.

“Brick” (Crédito: Sasha Ostrov/Netflix)

O que são as paredes em “Brick”

No decorrer de “Brick”, fica claro ao espectador que as paredes não são de origem sobrenatural, como cogitaram alguns. Pelo contrário, fazem parte de um sistema de defesa de nanotecnologia desenvolvido por uma empresa chamada Epsilon Nanodefense.

O sistema, portanto, foi projetado para ser ativado em emergências, atuando como uma barreira protetora para edifícios e seus ocupantes contra ameaças em larga escala, como ataques atômicos, biológicos ou químicos.

“Brick” (Crédito: Sasha Ostrov/Netflix)

Por outro lado, o motivo da implantação dessas paredes em toda a cidade de Hamburgo, Alemanha, foi um defeito de funcionamento massivo causado por um grande incêndio nas instalações da Epsilon. O mundo exterior, dessa forma, não foi contaminado, como cogitaram alguns personagens.

Tensão para reconstituir código em “Brick”

Nesse meio tempo, Anton (Josef Berousek), um dos moradores do prédio, que trabalhava para a Epsilon Nanodefense, secretamente desenvolveu um aplicativo capaz de criar uma brecha nas paredes ao emitir uma sequência de luzes específica.

No entanto, Anton foi brutalmente assassinado por outro vizinho, Yuri (Murathan Muslu), convencido de que escapar das paredes os levaria a um perigo ainda maior do lado de fora. O morador, além disso, também destrói o telefone dele, que continha o código.

“Brick” (Crédito: Sasha Ostrov/Netflix)

Por sorte, Tim, que também é programador, consegue reconstituir o código de Anton, a partir de gravações de segurança e pistas ocultas. Tentar abrir a parede com o código errado, como aconteceu com o proprietário do prédio, resultava na absorção e mutilação de partes do corpo pela parede.

Final aberto de “Brick”

Logo depois de vários confrontos, que resultam na morte de vários dos moradores, fica a impressão de que somente Olivia e Tim conseguiram sobreviver. No entanto, em confronto final e violento, Yuri aparece para impedir o programador de usar o código correto e libertá-los dessa prisão.

Para proteger Tim, Olivia o golpeia fatalmente com uma marreta. O casal, em seguida, consegue ativar o código com sucesso, rastejando por um túnel para a liberdade. Ao conseguirem sair, os dois se chocam com a realidade da cidade: todos os prédios foram cercados pela mesma estrutura de tijolos pretos.

“Brick” (Crédito: Sasha Ostrov/Netflix)

Uma transmissão de rádio subsequente confirma as suspeitas de Anton. As autoridades tentam, a todo custo, responder a um mau funcionamento grave que ativou o sistema de defesa secreto, com um futuro incerto para todos os moradores, que terminam o filme sem resgate.

Nas última cenas, Olivia e Tim partem em uma van, dispostos a enfrentarem o que vier a seguir. No entanto, o destino do casal permanece em aberto, já que não se sabe como poderiam sobreviver aos muros, que ameaçam também o destino da cidade de Hamburgo.

“Brick” está disponível no catálogo da Netflix.

Filmes