Desde que chegou à Netflix, rapidamente “Agente Oculto” se tornou o filme mais assistido da plataforma, ocupando o primeiro lugar do Top 10 do streaming. Sendo a produção mais cara da empresa – e com sequência garantida -, o longa conta com grandes nomes em seu elenco e uma história repleta de ação.
Baseando nos livros de Mark Greaney, o longa conta com muitas conexões dentro da história, expondo uma grande rede criminosa dentro da CIA, que acabou influenciando em muitas mudanças dentro do serviço de inteligência norte-americano. Confira o final explicado da produção!
Entenda o final de “Agente Oculto”
Por que Carmichael quer o pendrive?
Logo de cara, descobrimos que o superior de Sierra Seis pode não estar somente do lado dos mocinhos. Já na primeira missão que o agente secreto aparece, ele recebe um pendrive do alvo que ele é contratado para matar, contendo registros de Carmichael como um agente duplo.
Ao descobrir que estava sendo investigado por um dos funcionários do projeto Sierra, o superior não pensou duas vezes antes de torná-lo um alvo e garantir que o conteúdo de seu dispositivo nunca fosse divulgado – algo que acaba sendo dificultado com o surgimento de Seis.
Qual a ligação de Lloyd?
Mesmo não sendo mais funcionário da CIA, Lloyd é contratado por Carmichael para encontrar e eliminar Seis. Por encontrar dificuldade em rastrear um dos melhores agentes de forma dentro da lei, o personagem decidiu recorrer a um velho amigo de faculdade.
No passado, Carmichael, Lloyd e Suzanne fizeram juntos Harvard, apesar de deixar a mulher sempre de lado em seus planos. Ao chegarem à CIA, cinco meses e meio depois, o homem com temperamento psicótico acabou sendo afastado e passou a trabalhar por conta própria.
Sem precisar responder ao governo norte-americano, Lloyd poderia ir atrás do protagonista usando o que fosse preciso, mesmo que ele causasse muita distruição e derramasse muito sangue. A decisão de Carmichael foi uma medida desesperada para evitar a exposição de suas atitudes criminosas.
O que está acontecendo dentro da CIA?
Enquanto Carmichael se gaba por ter chegado à posição que chegou em apenas 8 anos, fica claro que o personagem só conseguiu ser promovido por tomar atitudes questionavéis, seguindo a ordem de alguma pessoa do alto escalão, que não tem seu rosto revelado, sendo conhecido apenas com ‘Velho’.
Assim como ele, Suzanne, em um nível menor, sabe das coisas que estão acontecendo. Sem muitas informações sobre as confusões, aos poucos somos informados que funcionários como Fitsroy e Cahill acabaram sendo afastados por conta do esquema formado por Carmichael.
Envolvido com missão superssecretas, ele é um dos responsáveis pelo encobrimento de crimes, tirando tudo da folha de pagamento, que acaba afetando diretamente na política global.
Por que Suzanne ajudou Sierra Seis?
Mesmo conhecendo Carmicheal desde a faculdade, Suzanne se mostra cansada de seguir as ordens do personagem, não conquistando nenhum reconhecimento por parte dele, que acaba valorizando apenas as atitudes de Lloyd.
Já sem paciência com o sanguinário, a oficial aproveita a chance para matá-lo e ter o Sierra Seis em suas mãos, após capturar Claire, para controlá-lo.
Em uma tentativa de dar a volta por cima e ter mais relevância na organização, ela se mostra prestativa para Carmichael, garantindo que o pendrive com as informações confidenciais fossem destruídas.
Desta forma, nos minutos finais, enquanto os dois, ao lado de Dani Miranda, estão em reunião com o Alto Escalão, é decidido que a culpa sobre toda a operaçao recairia sobre Lloyd, aproveitando que o sanguinário já estava morto.
Sierra Seis resgata Claire?
No entanto, para a surpresa de Suzanne, seu plano de controlar Sierra Seis não sai como o esperado. Mesmo ferido e hospitalizado, o agente consegue deixar o lugar, passando por inúmeros seguranças da CIA.
Deixando Carmichael e a assistente completamente perdidos, o protagonista ainda consegue descobrir onde Claire está sendo mantida e enfrenta todos que aparecem em sua frente para poder levar a jovem consigo.