Quem adora um bom filme de terror não imagina que, por trás das câmeras, muita coisa estranha aconteceu nos bastidores destas produções. Basta fazer uma pesquisa na web para descobrir histórias sobrenaturais que fizeram parte do dia a dia da equipe e elenco no backstage das filmagens.
Afinal, muitas vezes a tensão que você assiste nas telonas se repete de formas inexplicáveis na vida real. Sentiu aquele frio na barriga? Então confira 10 mistérios que rolaram nos sets de produções de tirar o fôlego!
Histórias sobrenaturais nos bastidores de filmes de terror
“As Senhoras de Salem”
O terror de 2012 conta a história da DJ Heidi (Sheri Moon Zombie), que trabalha em uma rádio em Salem. Um dia, ela recebe uma caixa de madeira, com um presente dos deuses, que começa atrair a jovem para um culto satânico.
Durante uma entrevista ao Cosmopolitan, em 2016, a designer de produção Jennifer Spence revelou que durante as filmagens em um antigo hospital de Los Angeles, um alarme disparou sozinho. A equipe ficou mega surpresa e arrepiada quando descobriu que o andar estava totalmente desocupado. “Tenho certeza de que havia algo lá, especialmente no porão. Eu nunca gostei de filmar lá. Sempre me deu arrepios”, afirmou.
“Horror em Amytiville”
O longa-metragem de 2005 mostra a vida do casal George (Ryan Reynolds) e Kathy (Melissa George), ao se mudarem com os filhos para a antiga casa da família Defeo. A família em questão foi brutalmente assassinada por um dos filhos em 1974, depois de ser possuído por um espírito demoníaco. E claro que muitos eventos horríveis começaram a acontecer durante as filmagens.
Ryan relatou que durante as gravações do longa, sempre acordava de madrugada às 3h, sem uma razão lógica. “Eu acho que muitas pessoas inventam essas coisas para vender seu filme, mas algumas coisas estranhas aconteceram. Muitos da equipe estavam acordando às 3h15 da manhã, quando todas essas atrocidades na casa aconteceram. Acho que foi uma coisa subconsciente. Você lê o roteiro e de repente acorda às 3h15 da manhã. A verdadeira Kathy Lutz morreu enquanto estávamos fazendo o filme. Houve algumas coisas estranhas”, disse ao Movie Web.
“Invocação do Mal”
Lançado em 2013, “Invocação do Mal”, se passa em Harrisville, onde o casal Roger Perron (Ron Livinston) e Carolyn Perron (Lili Taylor) acaba de se mudar para uma casa nova com suas cinco filhas.
De maneira inexplicável, eventos estranhos como manchas no corpo de Lili aparecem, levando a família chamar o casal de investigadores paranormais Ed Warren (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga).
Enquanto gravavam o longa, a atriz Joey King, que interpreta Christine, apareceu com manchas no corpo, o que fez a produção começar a investigar, sem causa definida. “Comecei a ter muitos hematomas aparecendo em meu corpo em lugares bizarros, na minha barriga, no meu peito”, relatou em entrevista ao The Howard Stern Show, em 2020.
“Morto Não Fala”
O longa nacional de 2019, estrelado pelo ator Daniel de Oliveira, apresenta o personagem Stênio, um plantonista de um necrotério. Ele tem um dom paranormal que permite que se comunique com os mortos, até certo dia, quando um deles coloca uma maldição sobre sua vida.
Foi na primeira semana de preparação para as filmagens que, em um necrotério em Porto Alegre, Daniel levou um susto. Ele observava um profissional abrir o zíper para mostrar o cadáver até que, ao olhar para o lado, a atriz Bianca Comparato que o acompanhava, simplesmente tinha sumido.
“O Chamado 2”
De 2005, “O Chamado 2” traz a sequência da história de Rachel (Naomi Watts) e seu filho Aiden (David Dorfman), tentando esquecer os acontecimentos horríveis que vivenciaram com o espírito de Samara (Kelly Stables).
No primeiro filme, é possível confirmar que Samara tem uma forte relação com a água, por ter sido morta por sua mãe no poço. Logo, quando o set das gravações apareceu inundado sem nenhuma razão compreensível, o elenco ficou arrepiado.
“O Corvo”
O clássico de 1994 ficou conhecido pela trágica morte do seu protagonista, Brandon Lee, em cena. Ele sofreu um acidente com uma arma, que deveria ter sido carregada com balas de festim, mas tinha munição de verdade.
Muitas histórias outras envolveram a gravação do longa-metragem, como um relato do ator Jon Polito, durante a primeira noite de filmagem. Ele afirma que um rapaz estava dirigindo uma cherry-picker e caiu na ravina. Na hora de levantar o veículo, o homem foi parar em um poste, sendo eletrocutado.
O ator continuou, segundo o IMDB, dizendo que no terceiro dia um caminhão cenográfico pegou fogo e ninguém sabia do que se tratava e que, do nada, um furacão destruiu partes dos sets de rua.
“O Exorcismo de Emily Rose”
A história de Emily Rose (Jennifer Carpenter) é contada em detalhes no filme de 2005. A jovem, que deixou sua vida no interior para fazer faculdade, só não esperava que fosse começar a ter alucinações.
A experiência de arrepiar de backstage aconteceu duas ou três vezes enquanto Jennifer dormia. A atriz despertava durante a madruga com o rádio ligando sozinho, chegando a tocar “Alive”, do Pearl Jam.
“O Exorcista”
Outro grande clássico de terror, de 1973, “O Exorcista” explora a história da menina de doze anos, Regan MacNeil (Linda Blair), que é possuída pelo demônio.
Quando estava sendo gravado, em 1972, o set pegou fogo, com exceção do quarto da personagem Regan. E tem mais: outras nove pessoas, incluindo os atores Vasiliki Maliaros e Jack MacGowran, morreram até o fim das filmagens.
“Possessão”
De 2012, o longa revela a história de uma garota que compra uma caixa misteriosa e é possuída. Se não bastasse o tema assustador, durante as gravações alguns fatos de arrepiar aconteceram. Um exemplo foi o incêndio sem justificativa em uma das unidades de armazenamento dos adereços da produção, incluindo tal caixa, para a surpresa de todos.
“Sobrenatural”
Lançado em 2010, “Sobrenatural” explora a vida da família Lambert, com seus dois filhos, após se mudarem para uma nova casa. O que eles não esperavam era que uma das crianças fosse entrar em coma, sucedendo uma série de acontecimentos de arrepiar.
Durante as gravações, toda vez que a equipe e o elenco entravam no set podiam sentir uma pressão no ar, como se uma energia negativa tomasse conta do ambiente. E não é só isso: várias pessoas relataram ouvir um tipo de zumbido vindo das salas vazias.