20 filmes de amizades que se tornaram amor para quem adora um romance bonitinho

Filmes de melhores amigos que se apaixonam são a prova de que o mundo pode dar muitas voltas. As histórias costumam ser comuns na vida real – e nas telinhas não é diferente.

Listamos 20 opções de produções que mostram amores que nasceram de grandes amizades para você assistir quando quiser. Todas disponíveis nas principais plataformas de streaming! Confira:

Filmes de melhores amigos que se apaixonam

1. “After”

Em “After”, Tessa (Josephine Langford) é uma garota jovem, ingênua e recatada que entra na faculdade e acaba sendo apresentada ao mundo de festas pelo colega de quarto. No meio de tantas novidades, Tessa se aproxima de Hardin (Hero Fiennes Tiffin), um jovem rebelde que renega o amor, mas acaba se apaixonando pela amiga.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video
  • Ano de lançamento: 2019

2. “O Amor não Tira Férias” (“The Holiday”)

Em “O Amor não Tira Férias”, a americana Amanda Woods e a inglesa Iris Simpkins decidem trocar de casas após sofrerem decepções amorosas. Enquanto Amanda se surpreende ao conhecer o irmão de Iris, a jornalista inglesa encontra Miles (Jack Black), um amigo que trará sua autoestima de volta – e também, um grande amor.

  • Onde assistir: Telecine e Amazon Prime Video (assinatura premium)
  • Ano de lançamento: 2006

3. “Coincidências do Amor” (“The Switch”)

“Coincidências do Amor” gira em torno de Kassie (Jennifer Aniston), uma mulher madura e bem sucedida, que nunca encontrou o parceiro ideal e decide realizar o sonho de ser mãe com produção independente. Seu melhor amigo, Wally (Jason Bateman), não concorda com a ideia, até que fazem uma descoberta que acaba mudando para sempre a vida dos dois.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video
  • Ano de lançamento: 2010

4. “Crush à Altura” (“Tall Girl”)

Original da Netflix, “Crush à Altura” mostra Jodi (Ava Michelle), uma garota cheia de inseguranças por ser muito alta, que vê sua vida mudar quando Stig (Luke Eisner), um intercambista sueco, entra para a escola. Entre muitas confusões, ela vê a chance de namorar um garoto mais alto que ela e faz amizade com o novo aluno.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video
  • Ano de lançamento: 2019

5. “Doce Argumento” (“Candy Jar”)

Netflix

“Doce Argumento” é uma indicação da própria Netflix e acompanha dois alunos brilhantes do ensino médio, que não conseguem concordar em nada, mas precisam se unir para competir em um campeonato estadual de debate. Os dois acabam virando amigos e, ao descobrirem mais ainda em comum, nasce um sentimento.

  • Onde assistir: Netflix
  • Ano de lançamento: 2018

6. “Loev”

“Loev” começa a partir de uma viagem para Mumbai, quando Jai (Shiv Pandit), negociador em Wall Street, convida seu melhor amigo Sahil (Dhruv Ganesh) que larga até o namorado para acompanhá-lo. Nas paisagens da Índias, os dois percebem que há mais do um fuso-horário separando os dois quando a atração torna-se incontestável.

  • Onde assistir: Mubi
  • Ano de lançamento: 2015

7. “Meu Eterno Talvez” (“Always Be My Maybe”)

Em “Meu Eterno Talvez”, Sasha (Ali Wong) e Marcus (Randall Park) são vizinhos e não se desgrudam. Com o passar do tempo, a amizade fica cada vez mais forte e eles decidem perder a virgindade juntos, mas acabam se desentendendo. Anos depois, Sasha volta para a cidade e abre um restaurante, quando precisa lidar com as questões mal resolvidas desse passado.

  • Onde assistir: Netflix
  • Ano de lançamento: 2019

8. “O Lado Bom da Vida” (“Silver Linings Playbook”)

Imdb

Depois de passar oito meses em uma instituição, Pat (Bradley Cooper) volta a viver com os pais para recomeçar em “O Lado Bom da Vida”. Tudo muda quando ele atende Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa com problemas, que se oferece para ajudá-lo a reconquistar a esposa.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video e Netflix
  • Ano de lançamento: 2012

9. “Qual Seu Número?” (“What’s Your Number?”)

“Qual Seu Número?” acompanha Ally (Anna Faris) que, depois de ler um artigo, descobre que mulheres que tiverem mais de 20 parceiros sexuais terão dificuldade de se casar e só falta um para chegar na meta. Apavorada, Ally procura seus ex-namorados para ver se consegue reviver algum romance, com a ajuda de seu vizinho e melhor amigo, Colin Shea (Chris Evans), por quem acaba se apaixonando.

  • Onde assistir: Netflix e Star+
  • Ano de lançamento: 2011

10. “Simplesmente Acontece” (“Love, Rosie”)

IMDb

“Simplesmente Acontece” mostra que o que tem que ser tem muita força. No filme, Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, mas ignoram a atração que existe entre eles. Mesmo quando Alex se muda para fazer faculdade e os dois começam outros relacionamentos, o destino continua fazendo com que se aproximem.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video e Telecine
  • Ano de lançamento: 2003

11. “Sexo Sem Compromisso” (“No Strings Attached”)

Depois de perder a namorada para o pai, Adam (Ashton Kutcher) reencontra Emma (Natalie Portman), com quem já tinha saído algumas vezes em “Sexo Sem Compromisso”. A médica afirma que não quer um relacionamento sério para não sofrer e propõe que os dois tenham apenas encontros sexuais. Ao se tornarem grandes amigos, novos sentimentos florescem entre eles.

  • Onde assistir: Netflix
  • Ano de lançamento: 2011

12. “Te Quiero, Imbécil”

Em “Te Quiero, Imbécil”, a vida de Marcos (Quim Gutiérrez) se transforma depois que ele perde, no mesmo dia, seu emprego e sua namorada, sendo obrigado a voltar a morar com os pais. Para dar a volta por cima, ele recebe a ajuda de um guru e de sua amiga de infância e percebe que o amor sempre esteve ali ao lado.

  • Onde assistir: Netflix
  • Ano de lançamento: 2020

13. “Um Porto Seguro” (“Safe Haven”)

“Um Porto Seguro” gira em torno da saga de Katie (Julianne Hough), que se muda para uma pequena cidade na Carolina do Sul, despertando a curiosidade dos vizinhos. Ela evita fazer amizades, até que conhece Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, que desperta seu interesse. Os dois viram amigos e nasce um sentimento, mas um segredo do passado atrapalha o romance.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video
  • Ano de lançamento: 2013

14. “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”

Cena de
Reprodução/Netflix

Neste filme, o jovem Leonardo (Ghilherme Lobo), que está no auge da adolescência, busca sua independência diante de uma mãe superprotetora. Com deficiência visual, ele enxerga a vida de forma diferente – e passa a conhecer um mundo novo conforme o jovem Gabriel (Fabio Audi) passa a estudar em sua sala.

Logo, os dois se aproximam e se tornam amigos, mas os dois não demoram a perceber que o que sentem um pelo outro vai muito além. A relação faz com que os dois mergulhem na descoberta da própria sexualidade.

  • Onde assistir: Netflix, Telecine e Amazon Prime Video (assinatura premium)
  • Ano de lançamento: 2014

15. “Com Amor, Simon” (“Love, Simon”)

“Com Amor, Simon”
Twentieth Century Fox

O joven Simon Spier (Nick Robinson) leva uma vida normal aos olhos dos demais. Lidando com questões comuns da adolescência, porém, ele esconde um grande segredo: nenhum de seus amigos ou familiares sabe, mas ele é gay.

Até então, Simon vinha mantendo tudo em segredo sem grandes dificuldades, mas tudo muda conforme ele se apaixona por um colega de classe, com quem se comunica inicialmente de forma anônima pela internet.

  • Onde assistir: Netflix, Star+ e Disney+
  • Ano de lançamento: 2018

16. “As Vantagens de Ser Invisível” (“The Perks of Being a Wallflower”)

Ezra Miller, Logan Lerman e Emma Watson em
Reprodução/Netflix

Recém-chegado em uma nova escola, Charlie (Logan Lerman) encontra dificuldades para se adaptar. Mesmo visto como um gênio por uma de suas professoras, ele não consegue enxergar o talento que tem – mas tudo muda conforme ele conhece Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson).

Pouco a pouco, Charlie e Sam se apaixonam – e junto dos novos amigos ele vive grandes aprendizados sobre timidez, valores de vida e autoestima.

  • Onde assistir: Netflix
  • Ano de lançamento: 2012

17. “Convidado Vitalício” (“Plus One”)

Reprodução/Max

“Convidado Vitalício” conta a história de dois amigos que decidem levar um ao outro como par em todos os casamentos aos quais são convidados. Conforme os dois vivenciam esses eventos como um casal “de mentirinha”, eles passam a perceber que a brincadeira tem um fundo de verdade.

  • Onde assistir: Max
  • Ano de lançamento: 2019

18. “Garota do Século 20” (“20th Century Girl”)

Divulgação/Netflix

No último ano do século 20, 1999, a jovem Bo-ra (Kim Yoo-jung), de 17 anos, encontra seu primeiro amor de forma inusitada. Prestes a viajar para fazer uma cirurgia, Yeon-du (Noh Yoon-seo), melhor amiga de Bo-ra, pede que a amiga fique de olho no jovem Hyun-Jin (Park Jung-woo), por quem ela tem uma queda.

Cada vez mais próxima de Hyun-Jin, Bo-Ra acaba se apaixonando por ele, e os dois vivem um relacionamento doce, mas fadado ao fim. Anos depois, já no século 21, porém, o romance dos dois, até então esquecido, vem à tona.

  • Onde assistir: Netflix
  • Ano de lançamento: 2022

19. “Um Amor Inevitável” (“When Harry Met Sally”)

Reprodução/Amazon Prime Video

Um dos filmes mais populares de todos os tempos, “Um Amor Inevitável” parte do seguinte questionamento: um homem e uma mulher podem ser realmente só amigos? Ao longo de 12 anos, Harry e Sally (Billy Crystal e Meg Ryan) se encontram erraticamente por diversas vezes e descobrem, juntos, a resposta para essa pergunta.

  • Onde Assistir: Amazon Prime Video
  • Ano de lançamento: 1989

20. “O Primeiro Amor” (“Flipped”)

Reprodução/Max

“O Primeiro Amor” conta a bela história de Juli Baker (Madeline Carroll) e Bryce Loski (Callan McAuliffe), dois jovens que cresceram juntos e, ao longo dos anos, acabam se apaixonando. Já na adolescência, lidando com tudo o que faz parte dessa época conturbada da vida, os dois chegam ao ponto de decidir se estão ou não prontos para viver um relacionamento.

  • Onde assistir: Max e Amazon Prime Video (assinatura premium)
  • Ano de lançamento: 2010

Para assistir no streaming