Filmes com temática LGBTQIA+ para todos os gostos: onde assistir

Com histórias emocionantes, estas produções reafirmam a importância do combate à homofobia e a busca por uma sociedade livre

Com a transformação da sociedade, certos assuntos deixam de ser tabus para ganhar visibilidade na indústria audiovisual. Em busca de uma sociedade livre de preconceitos, algumas produções nos ajudam a refletir sobre as dificuldades que ainda são enfrentadas por pessoas. Por isso, há uma grande quantidade de filmes com temática LGBTQIA+ sendo produzida.

Através de tramas baseadas em histórias reais, com romance, comédia, drama, sendo, até mesmo, indicados ao Oscar, separamos opções de tramas dignas de uma maratona online, que celebram o amor, a autodescoberta e aceitação.

Filmes com temática LGBTQIA+ para assistir e celebrar a diversidade

“Moonlight, Sob a Luz do Luar” (2016)

(Crédito: Reprodução/Prime Video)

Queridinho da crítica especializada, o longa foi indicado para oito categorias do Oscar e acompanha a vida de Chiron, um jovem negro e homossexual, morador da periferia de Miami, nos Estados Unidos.

O longa é dividido em três etapas, que retrata todo o crescimento do jovem, cercado por violência, drogas e criminalidade, o bullying da infância e a busca pela descoberta de quem ele realmente é.

  • Onde assistir? Prime Video

“Minhas Mães e Meu Pai” (2010)

(Crédito: Reprodução/globoplay)

O longa conta a história de Joni e Laser, dois irmãos adolescentes, filhos de Jules e Nic, concebidos através de uma inseminação artificial. Contudo, eles decidem embarcar em uma grande aventura ao completarem a maioridade.

Apesar de amarem suas mães, os jovens começam a procurar pelo pai biológico, responsável por ter doado o sêmen para o procedimento. A partir daí, tudo muda, já que Paul começa a fazer parte do cotidiano da família.

  • Onde assistir? Globoplay

“Tomboy” (2012)

(Crédito: Divulgação/Pandora Filmes)

Filme de origem francesa, o longa conta a história de Laurie, uma garota de 10 anos que começa a se descobrir como um menino. Ao preferir um visual masculino, um dia, ao mudar de bairro, a personagem conhece Lisa, que a confunde com um garoto.

Feliz com a confusão, ela se apresenta com Mickael e passa a viver uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade. Demonstrando a grande carga psicológica enfrentada por transsexuais na infância, “Tomboy” aborda o tema com muita delicadeza e inocência.

  • Onde assistir? Telecine

“Hoje eu Quero Voltar Sozinho” (2014)

(Crédito: Reprodução/Netflix)

Uma das produções brasileiras mais clássicas e sensíveis, o longa conta a história de Leonardo, um jovem cego que é sufocado por uma mãe superprotetora, o impedindo de ter autonomia.

No entanto, com a chegada de Gabriel, o personagem descobre um novo mundo, novos sentimentos e uma nova vida, conhecendo aos poucos mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

  • Onde assistir? Netflix

“Casamento de Verdade” (2014)

Alexis Bledel e Katherine Heigl em
(Crédito: Reprodução/Telecine)

No longa, Jenny, uma mulher já adulta, sofre com a pressão de sua família para encontrar logo um marido e se casar. Porém, o que a personagem nunca revelou é que ela é lésbica e namora Kitty, que todos pensam que é apenas amiga.

Cansada dos pitacos em sua vida amorosa, Jenny acaba revelando sua orientação sexual, algo que causa uma grande crise em sua família, ainda mais quando ela decide de casar, com ou sem o consentimento de seus pais.

  • Onde assistir? Telecine

“Flores Raras” (2013)

(Crédito: Reprodução/Netflix)

Com Gloria Pires no elenco, o filme conta a história de Elizabeth Bishop, uma poetisa com problemas de autoestima, que não costuma compartilhar seu trabalho com muitas pessoas por conta da insegurança.

No entanto, a personagem decide viajar para o Rio de Janeiro, passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, em busca de inspiração. Lá ela conhece Lota, uma mulher com quem não se dá bem logo de cara, mas aos poucos se descobre apaixonada.

  • Onde assistir? Netflix

“A Garota Dinamarquesa” (2016)

(Crédito: Divulgação/Universal Pictures)

Vencedor do Oscar, o longa é uma cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens, sendo a primeira pessoa da história a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

Além de acompanhar todo o processo e seus sofrimentos, “A Garota Dinamarquesa” ainda conta a história de seu relacionamento com o pintor Gerda e a sua descoberta como verdadeira mulher.

  • Onde assistir? Prime Video (Aluguel ou compra)

“Golpista do Ano” (2009)

(Crédito: Reprodução/Prime Video)

Com Jim Carrey e Rodrigo Santoro, o longa de comédia acompanha a vida de Steven, um homem que se descobre gay e decide manter um alto padrão de vida — algo que só se torna possível com golpes e trapaças.

Porém, ao acabar sendo preso, o personagem se apaixona por Phillip Morris, por quem comete loucuras de amor, fugindo e sendo capturado diversas vezes. “Golpista do Ano” é baseado na história verídica do criminoso.

  • Onde assistir? Prime Video

Filmes