Seis filmes brasileiros foram selecionados para a indicação na categoria de “Melhor Filme Internacional” para o Oscar 2026
Na última segunda-feira (8), a Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista dos seis filmes finalistas para representar o Brasil no Oscar 2026. Um dos filmes brasileiros será escolhido para concorrer na categoria de “Melhor Filme Internacional”.
A decisão final será tomada no dia 15 de setembro, mas o filme escolhido não será necessariamente indicado ao Oscar. Cada país indica um longa e, entre todos, são selecionados os de maior destaque.
Confira a lista completa dos filmes indicados

“O Agente Secreto”
O thriller de Kléber de Mendonça Filho narra o espectro ameaçador do Brasil de 1977. Marcelo (Wagner Moura) decide se mudar de São Paulo para Recife com o objetivo de fugir de seu passado violento e misterioso. Com a intenção de recomeçar a vida, ele encontra todo o caos do qual sempre fugiu e começará a ser espionado por seus vizinhos.
O longa conta com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Gabriel Leone, Alice Carvalho e outros no elenco. “O Agente Secreto” estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro.
“Baby”
O longa de 2024 conta a história de Wellington (João Pedro Mariano) que se vê perdido nas ruas de São Paulo ao sair de um centro de detenção Juvenil. Ele encontra Ronaldo (Ricardo Teodoro), um homem mais velho, que lhe ensina formas de sobrevivência. A relação dos dois se torna uma paixão conflituosa diante dos desafios da realidade vivida pelos dois.
“Baby”, do diretor Marcelo Caetano, pode ser assistido na Prime Video e Telecine.

“Kasa Branca”

“Kasa Branca” narra a realidade de Dé (Big Jaum), um adolescente negro da periferia do Rio de Janeiro. O jovem descobre que sua avó (Teca Pereira) está na fase terminal da doença de Alzheimer e conta com a ajuda de seus melhores amigos para enfrentar os desafios e aproveitar os últimos dias da avó.
O filme de Luciano Vidigal está disponível no Prime Video, Apple TV+ e Telecine.
“Manas”
O longa de Marianna Brennand, “Manas”, mostra a realidade de uma comunidade ribeirinha na Ilha de Marajó. A história acompanha a vida de Marcielle (Jamilli Correa), de 13 anos, que amadurece diante da violência e abuso que rege sua comunidade. A garota vê suas idealizações em ruína e decide confrontar o sistema.
Com estreia em maio de 2025, o filme já está disponível no Prime Video.

“O Último Azul”
Em um futuro distópico, “O Último Azul” apresenta Tereza (Denise Weinberg), de 77 anos, que recebe uma ordem oficial do governo para se mudar para uma colônia de moradias para idosos. Após passar a vida em uma cidade industrializada na Amazônia, ela irá realizar um último desejo em uma viagem pelos rios amazonenses.
O longa estreou no último dia 28 de agosto e está disponível nos cinemas.

“Oeste Outra Vez”
O filme de Erico Rassi se passa no sertão de Goiás onde homens, incapazes de lidar com suas fragilidades, se revoltam violentamente uns contra os outros.
O longa de 2024 conta com Babu Santana, Ângelo Antônio, Rodger Rogério e outros no elenco. “Oeste Outra Vez” está disponível no Globoplay e Prime Video.

O anúncio de todos os indicados ao Oscar 2026 deve acontecer em janeiro do próximo ano. Já a cerimônia com tapete vermelho e entrega das estatuetas ocorrem no dia 15 de março de 2026.