“O Soldado Que Não Existiu”, filme de espiões da Netflix, é inspirado em história real

Quem gosta de filmes de guerra e espionagem vai aprovar o novo lançamento da Netflix. Trata-se de “O Soldado Que Não Existiu”, que conta a extraordinária história de dois oficiais da inteligência que mudaram o rumo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), salvaram milhares de vidas e acabaram com o domínio de Hitler na Europa. E tudo isso graças a um agente secreto improvável: um homem morto.

O que nem todos podem saber, no entanto, é que a produção é inspirada em fatos reais e reconta a história da Operação Carne Moída (ou Operação Mincemeat, em inglês). Saiba mais abaixo!

“O Soldado Que Não Existiu” é baseado em história real

Giles Keyte/Netflix

Apesar de não ser uma história explorada pelo público, a Operação Carne Moída é um dos importantes episódios ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial. A ação ocorreu em 1943, quando o serviço de inteligência britânica elaborou um plano para confundir o exército alemão com o objetivo de invadir a região da Sicília, na Itália, sem precisar confrontar as tropas inimigas.

Como parte dos planos gerais dos britânicos para disfarçar os preparativos da invasão da Itália a partir do Norte da África, a Carne Moída ajudou a convencer o alto comando alemão de que os Aliados pretendiam invadir a Grécia e a Sardenha ao invés da Sicília, o verdadeiro objetivo.

A finalidade foi alcançada quando os britânicos convenceram os alemães de que eles haviam interceptado, por acidente, documentos confidenciais com detalhes dos planos Aliados. Os documentos foram presos a um cadáver, propositalmente lançado ao mar para ser levado pela força das ondas até a praia de Punta Umbría, na Espanha.

“O Soldado Que Não Existiu” acompanha os bastidores da criação deste plano inusitado. A missão fica por conta dos oficiais da inteligência Ewen Montagu (Colin Firth) e Charles Cholmondeley (Matthew Macfadyen). Os dois criam a estratégia de desinformação usando um homem morto como “agente secreto” — tudo para que a farsa se tornasse convincente aos olhos de Hitler.

A produção original da Netflix está disponível no catálogo do serviço de streaming. Confira o trailer a seguir:

Mais sobre filmes