O filme “Nyad”, que acaba de estrear na Netflix, conta a impressionante e inspiradora história da nadadora Diana Nyad que, aos 60 anos de idade, decidiu realizar seu grande sonho de atleta: ser a primeira pessoa a cruzar o mar aberto entre Cuba e a Flórida. O percurso, de 177 km, é conhecido como o “Everest da natação”.
Estrelado por Annette Bening, que interpreta a personagem título, e Jodie Foster, que vive Bonnie Stoll, melhor amiga e técnica da nadadora, o longa é baseado em fatos reais e marca a estreia dos documentaristas vencedores do Oscar Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin na direção de filme de ficção.
Filme “Nyad” é inspirado em história real
Nascida no dia 22 de agosto de 1949, em Nova York, Estados Unidos, Diana Nyad mostrava talento para a natação desde muito jovem e, durante seus anos de escola, competiu em vários eventos esportivos.
Mas foi na década de 1970 que Nyad começou a se destacar como nadadora de elite, estabelecendo diversos recordes de longa distância, incluindo uma volta ao redor da Ilha de Manhattan, em 1975.
Em 1978, a nadadora fez sua primeira tentativa de cruzar o Estreito da Flórida, uma jornada que liga as águas de Havana, em Cuba, de Key West, na Flórida. Porém, a atleta foi obrigada a interromper seu sonho devido a condições meteorológicas adversas e problemas de saúde.
Pouco mais de 30 anos após anunciar que pararia de nadar profissionalmente, Diana Nyad, em 2010, aos 60 anos de idade, voltou a treinar e a competir na natação de longa distância com a ajuda de sua treinadora e melhor amiga, Bonnie Stoll.
Em setembro de 2013, na sua quinta tentativa, a nadadora finalmente conseguiu realizar a histórica travessia a nado do Estreito da Flórida, sem a proteção de uma gaiola contra tubarões. Na época, aos 64 anos, ela se tornou a primeira pessoa a completar o trajeto sem auxílio da proteção.
Nos anos seguintes, Diana Nyad ficou amplamente conhecida por seu feito histórico e participou de inúmeras palestras e programas de televisão. A conquista da atleta, que atualmente está com 74 anos, até hoje é vista como um exemplo de determinação, resistência e perseverança, inspirando milhões de pessoas ao redor do mundo.