Lançado em 2011, a produção francesa “Intocáveis” conquistou o mundo com uma história baseada em fatos reais, na qual conta sobre uma inesperada amizade entre o tetraplégico milionário Philippe (François Cluzet) e o cuidador sem formação Driss (Omar Sy).
Amargurado com a vida e com sua condição física, Phileppe encontra a felicidade ao contratar um cuidador inexperiente e sem as devidas qualificações, algo que transforma radicalmente sua vida, provando que a amizade é um dos melhores remédios!
5 lições sobre amizade de “Intocáveis”
Tratamento de igual para igual
Um dos maiores motivos que fez com que Philippe optasse pelo cuidados de Driss foi o tratamento de igual para igual. O milionário estava cansado de ser tratado como doente e precisava dar uma revigorada em sua vida e em seus dias, os deixando mais leves e fazendo com que ele se distraísse dos motivos que tiram sua mobilidade.
Os três pilares
Assim como qualquer relação, é necessário um esforço mútuo! A amizade dos protagonistas faz com que se torne ainda mais evidente os pilares que compõe aquela amizade que aquece nossa alma.
É preciso comprometimento em entender as dores do outro, paciência para aprender a lidar com as dificuldades da convivência e interesse para aprender mais sobre o mundo do outro. Desta maneira, a relação fica mais leve, saudável e benéfica para ambos.
Aprendizado mútuo
Assim como no filme, as amizades são feitas e opostos complementares. Cada pessoa vive uma realidade única e experiências singulares. No entanto, quando compartilhamos estas visões, damos uma parte de nós para aquela pessoa que sempre está ao nosso lado.
Como resultado, a relação é positiva para ambos. Enquanto Driss oferece ao Philippe um propósito de vida, o milionário mostra ao amigo toda a confiança que ele precisava.
Conexão emocional
Um dos maiores sonhos de Philippe era encontrar uma conexão intelectual e emocional tão forte quanto ele pudesse imaginar. Ao lado de Driss, ele encontrou um companheiro de espírito, uma daquelas pessoas que sempre podemos contar para os momentos bons e ruins.
Alcançar tal conexão faz com que nosso interior fique mais leve e tenha uma outra mente conectada para compartilhar todos seus pensamentos sem medo de ser julgado.
Outra perspectiva sobre a vida
Apesar de Driss não ter formação alguma como cuidador, Philippe decidiu sair da caixinha e apostar em alguém que poderia proporcionar a ele uma nova visão sobre a vida.
Quando olhamos com os olhos do outro conseguimos ressignificar situações e aprender a selecionar melhor o que é importante para nós, separando o peso de cada uma.
Ao abrir mão do conformismo, Philippe ganhou uma nova qualidade de vida, enquanto Driss abriu mão do vitimismo e a insegurança, alcançando voos dos quais ele nunca se imaginou.