Baseado em um livro lançado em 1993, “O Doador de Memórias” (2014) retrata a história de um futuro distópico, em uma sociedade “perfeita” que as pessoas não tem livre arbítrio mas vivem uma vida sem problemas ou preocupações. Atrás desta grande produção, uma forte mensagem se esconde!
Com um elenco estelar, composto por Meryl Streep, Katie Holmes e Taylor Swift, o filme pode ser assistido no VIX Filmes e TV Grátis, o nosso streaming 100% gratuito e seguro, que não exige cadastro para acesso. Para conferir, basta acessar o site na web, instalar o aplicativo – disponível para IOS e Android – ou, então, as plataformas de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast.
“O Doador de Memórias” traz mensagem de reflexão
Já imaginou um mundo em que não há sofrimento, tristeza, problemas, nem mesmo nada de negativo? O mundo perfeito, não é mesmo? Mas, para viver nesta sociedade “ideal” você precisaria abrir mão dos seus sentimentos, da felicidade, do amor e até mesmo do livre arbítrio.
É para este futuro distópico que “O Doador de Memórias” nos leva. O filme lançado em 2014, foi inspirado no livro de 1993, escrito por Lois Lowry. Nesta sociedade, as pessoas não possuem lembranças do que aconteceu no passado, tendo ciência apenas sobre o seu presente.

Cada pessoas possui uma função na comunidade, sendo ela imposta já na adolescência, escolhida pelos Anciões. Desta forma, ninguém pode escolher sua profissão, mas apenas obedecer aquilo que lhe foi imposto.
Ao receberem diariamente uma injeção que inibe sentimentos, não há pessoas infelizes, já que também não possuem margem comparativa do que é a felicidade.
O amor também é algo inexistente, sendo proibido o toque entre as pessoas. As crianças são geradas artificialmente e depois entregues a duas pessoas, que devem se unir para criá-las.

No entanto, no meio de uma sociedade sem cor, sem graça e monótona, Jonas (Brenton Thwaites) é designado para ser o próximo receptor de memórias, a única pessoas que tem todo o conhecimento do mundo e é o responsável por aconselhar os Anciões, quando necessário.
Ao iniciar um intenso treinamento, o personagem acaba descobrindo os prazes da vida, ao mesmo tempo que se assusta com as imagens de guerra, fome, dentre outros tantos problemas sociais.

Desta forma, Jonas entre em um dilema, acreditando que as pessoas precisam ter suas memórias de volta, já que, por mais que existam coisas ruim na vida, as coisas boas são todas consequências delas.
Você só sabe que está feliz, porque conheceu a tristeza. Você só sabe que uma coisa é boa, porque já viu a maldade. Por mais que tenhamos momentos muito ruins em nossa vida, devemos valorizar os pequenos detalhes felizes que nos acontecem.
O longa ainda passa a mensagem de que não podemos permitir que tirem o nosso livre arbítrio. Mesmo que façamos escolhas erradas, podemos sempre nos permitir a tentar novamente, desta vez, fazendo a coisa certa. Uma vida sem sentimentos e emoções, não é viver!