O filme “A Sociedade da Neve” (“La Sociedad de la Nieve”), que lidera a lista das atrações mais vistas na Netflix, é baseado em fatos verídicos e retrata a luta por sobrevivência de um grupo de amigos após um acidente aéreo que aconteceu na Cordilheira dos Andes, em 1972. Conheça a história real por trás do longa:
História real do filme “A Sociedade da Neve”
No dia 13 de outubro de 1972, um avião da Força Aérea Uruguaia, que voava de Montevidéu, no Uruguai, com destino a Santiago, no Chile, caiu em uma parte remota e de difícil acesso dos Andes, transportando 45 pessoas. O voo 571 levava o time de rugby amador uruguaio Old Christians, do colégio Stella Maris, para uma competição no Chile, além de amigos e familiares do grupo.
Logo após a queda do avião, 12 pessoas morreram imediatamente e outras 17 faleceram nos dias seguintes devido a ferimentos, desnutrição e frio intenso. Os 16 sobreviventes foram resgatados depois de 72 dias isolados em meio a neve.
O fato mais lembrado sobre o acidente de avião e o que causou grande comoção foi a questão do canibalismo. Os sobreviventes só conseguiram ser resgatados com vidas porque se alimentaram dos corpos daqueles que já haviam morrido na tragédia.
Enfrentando um frio de até -35 ºC e sem mantimentos após a primeira semana, as vítimas da queda do avião tentaram comer até o couro dos assentos da aeronave antes de decidirem consumir a carne dos mortos, que ficou conservada na neve.
A extrema e dramática decisão de se alimentar dos mortos foi tomada em conjunto, em uma espécie de sociedade, a partir de um pacto no qual todos concordaram que, caso não resistissem, cederiam seus corpos para ajudar na sobrevivência dos demais.
Depois de mais de dois meses isolados na neve, dois dos sobreviventes decidiram caminhar pela montanha em busca de algum vilarejo próximo. Eles então encontraram um morador, que foi buscar ajuda. As buscas já haviam sido encerradas há tempos por conta das condições extremas do local. Nos dias seguintes, um helicóptero apareceu para resgatar os 16 sobreviventes.
Disponível na Netflix, “A Sociedade da Neve” é inspirado no livro homônimo de 2008, escrito por Pablo Vierci, amigo de infância dos jovens que estavam no voo 571. A história também já foi contada no filme “Vivos”, lançado em 1993, e estrelado por Ethan Hawke, Josh Hamilton e John Haymes Newton.