“F1: O Filme” mostra cena chocante, envolvendo o piloto protagonista, que foi baseado em acidentes da vida real
“F1: O Filme” rapidamente se tornou um fenômeno global, conquistando tanto fãs de automobilismo quanto o público geral, com mistura eletrizante de ação, drama e, sobretudo, realismo. A cena mais chocante, que mostra Joshua Pearce, piloto interpretado por Damson Idris, sofrendo um grave acidente, teve inspiração em outros casos da vida real.
Confira detalhes!
“F1: O Filme”: acidentes da vida real inspiraram cena chocante
Produzido pelo heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton e dirigido por Joseph Kosinski (de “Top Gun: Maverick”), o longa se destaca, portanto, pela autenticidade das cenas de corrida, muitas delas filmadas em pistas reais da Fórmula 1 com a participação de pilotos e equipes de verdade, criando uma imersão sem precedentes.
A sinopse acompanha o lendário piloto Sonny Hayes (Brad Pitt), eventualmente convencido a voltar a correr para apoiar Joshua Pearce (Damson Idris), o jovem novato da escuderia fictícia ApexGP. Disposto a todos os riscos, Sonny monta uma estratégia para fazer a equipe se tornar vitoriosa, com o apoio de figuras influentes dentro do esporte, mostrando, assim, que a corrida vai muito além das curvas dos autódromos.

A cena mais chocante, na visão dos espectadores, acontece depois que Joshua Pearce sofre um acidente explosivo e seu carro pega fogo. No entanto, o piloto consegue escapar com vida, mas fica com as mãos visivelmente queimadas.
De acordo com o diretor, Joseph Kosinski, a sequência foi inspirada em um acidente em alta velocidade não especificado ocorrido na Fórmula 3 e no grave acidente de Romain Grosjean em 2020, onde o piloto ficou preso por quase 30 segundos e sobreviveu apenas com queimaduras nas mãos e nos pés.
Diretor comenta bastidores de cena chocante em “F1: O Filme”
“[O acidente ocorreu] há cerca de dez anos, quando um carro bateu em uma curva fechada na Parabolica, uma curva infame com muitos acidentes ao longo da história. Filmamos de forma prática. O equipamento consistia em um trilho, ao longo do qual um carro de brinquedo era lançado usando ar comprimido, atingindo 177 km/h. Eles só tiveram duas tomadas para filmar. Na primeira tomada, o carro caiu 6 metros antes do previsto. Não chegou ao muro de pneus”,
O diretor afirmou ainda que o resultado não tinha ficado satisfatório até a segunda tomada. “Filmamos o carro muito mais longe do que esperávamos. Era para ele bater na placa e na cerca. Como você viu no filme, ele caiu na mata e bateu. Felizmente, um dos meus cinegrafistas teve a coragem de segui-lo e capotá-lo”.

Escolhido como um dos grandes lançamentos de 2025, “F1: O Filme” é rico em referências à vida real, com algumas cenas de corrida filmadas no meio da temporada de F1, bem como imagens editadas do acidente do piloto Martin Donnelly nos flashbacks de Hayes.
“F1: O Filme” está em exibição nos cinemas e disponível no catálogo da Apple TV+.