Eternizados na memória dos fãs: 10 atores da saga “Harry Potter” que já morreram

Desde o primeiro filme da saga “Harry Potter”, que estreou nos cinemas em 2001, a história do menino órfão que descobre poderes mágicos conquistou o mundo. E abriu as portas do estrelato para jovens atores e atrizes, como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint.

No entanto, depois que o último filme da franquia foi exibido em 2011, muitas estrelas já morreram – mas seus papeis na saga “Harry Potter” nunca serão esquecidos e seguem eternizados nas memórias dos fãs. Relembre os astros do sucesso que nos deixaram nos últimos anos!

Quais atores da saga “Harry Potter” já morreram

1. Helen McCrory

Originalmente, Helen McCrory foi escalada para viver Bellatrix Lestrange em “Harry Potter e a Ordem da Fênix” em 2007, mas teve que desistir por causa da gravidez, que descobriu no mesmo período.

A atriz voltou à saga 2 anos depois, em “Enigma do Príncipe”, para interpretar Narciasa Malfoy. Helen faleceu em abril de 2021, aos 52 anos, depois de uma batalha contra o câncer, gerando muita comoção no elenco.

2. Richard Harris

O lendário Dumbledore foi diretor de Hogwarts nos primeiros dois filmes de Harry Potter: “Pedra Filosofal” (2001) e “Câmara Secreta” (2002). No mesmo ano, Richard Harris foi diagnosticado com a doença de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático.

Ele perdeu a batalha alguns meses depois e faleceu, em outubro, aos 72 anos, em um hospital em Londres (Inglaterra), onde estava tratando a doença rara desde o início daquele ano. Em comunicado, os filhos garantiram que o protagonista foi “em paz”.

3. Robert Knox

https://www.instagram.com/p/CHdX5ryHIra/

O ator ficou conhecido por interpretar Marcus Belby em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Ele tinha apenas 18 anos quando morreu, em 2008, esfaqueado em um clube em Londres enquanto tentava defender seu irmão de uma briga. O jovem ator faleceu poucos dias após encerrar a gravação do filme, que chegou ao Brasil em 2009, trazendo uma homenagem póstuma.

4. Dave Legeno

O ator também teve uma morte trágica: Legeno, que interpretou o lobisomem Fenrir Greyback em “Enigma do Príncipe” (2009) e nos dois filmes “Relíquias da Morte” (2010), faleceu fazendo uma caminhada no Vale da Morte, na Califórnia, em 2014.

Na época, o portal norte-americano The Hollywood Reporter afirmou que Dave Legeno morreu em decorrência do calor, já que na região as temperaturas podem atingir ou até superar 50 graus Celsius.

5. Alan Rickman

Alan Rickman fez sucesso como o professor e vilão Severus Snape em todos os filmes da franquia Harry Potter. Infelizmente, quatro anos após o término das filmagens o ator foi diagnosticado com câncer no pâncreas e morreu em janeiro de 2016. Ele tinha 69 anos.

Na época, Daniel Radcliffe homenageou o ator no Twitter e reforçou que, por todo seu legado dentro e fora das telinhas, jamais será esquecido: “Vou levar as lições que ele me ensinou para o resto da minha vida e carreira.”

6. John Hurt

John Hurt estreou no primeiro longa-metragem como o fabricante de varinhas Mr Ollivander. O ator voltou à franquia nos dois últimos filmes “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (2010/2011). O ator já tinha mais de 70 anos quando foi diagnosticado com câncer de pâncreas. Ele morreu na sua casa, na Inglaterra em 2017, após perder a luta contra a doença.

7. Richard Griffiths

Tio de Harry Potter, Válter Dursle, interpretado por Richard Griffiths, atuou em cinco filmes da saga: sua última participação foi no último longa-metragem em 2011 e o último filme feito foi “Questão de Tempo” em 2013.

Apenas dois anos depois de deixar o mundo “HP”, ele faleceu de complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca, em 28 de março de 2013, no Hospital Universitário de Coventry, aos 65 anos.

8. Verne Troyer

Verne morreu em 2018 e, meses depois de iniciadas as investigações, sua morte foi considerada suicídio pela polícia. Na época, especulou-se que Verne Troyer teria falecido em consequência de uma intoxicação alcoólica.

O ator, que tinha 49 anos na época da tragédia, interpretou o duende Grampo em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001). Verne era portador de acondroplasia, pan-hipopituitarismo, condição genética que provoca nanismo.

9. Timothy Bateson

O ator veterano nunca apareceu em cena, mas era responsável pela voz do elfo doméstico Monstro em “Harry Potter: A Ordem da Fênix” (2007), um dos personagens mais marcantes, para o qual ajudou a dar vida.

O filme foi o último trabalho de Timothy Bateson, que morreu em Londres, em 2009, aos 83 anos de idade. Como sempre foi muito ativo e talentoso, 50 deles foram dedicados ao cinema, à TV e ao teatro, consagrando o seu legado.

10. Roger Lloyd-Pack

O ator inglês também faleceu em sua casa, em Londres, aos 69 anos. Segundo a imprensa, Roger Lloyd-Pack tinha câncer no pâncreas. Na saga, ele fez o papel de Bartemius ‘Barty’ Crouch no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, em 2005, tendo a oportunidade de contracenar com outros veteranos da saga.

Curiosidades sobre “Harry Potter”