Estes 13 atores fizeram papéis marcantes como mulheres nas telonas

Quando se fala em entrar na pele de um personagem, gênero é só um detalhe. Para interpretar mulheres, alguns atores fizeram tão bem seu trabalho a ponto de serem aclamados por público e crítica.

Leia também: “Quem disse que pornô não é arte”, diz curador da New Queer Cinema

Primeiramente tido como tabu, mulheres interpretadas por homens nos cinemas era considerado algo de vanguarda – muitos diretores, inclusive, foram censurados por isso.

Com a permissividade sexual a partir dos anos 1960, aos poucos o cinema LGBT passou da clandestinidade ao circuito independente e, depois, à consagração nas esferas acadêmicas. Hoje em dia, a tendência é vermos mais e mais homens interpretando mulheres – sinal de que há cineastas e atores dispostos a atropelarem a barreira do preconceito.

Confira 13 papéis marcantes de homens interpretando mulheres nos cinemas: #13 Jaye Davidson em “Traídos pelo Desejo” (1992)

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Jaye Davidson confundiu a todos com seu papel secundário interpretando a ‘noiva’ de um guerrilheiro. O filme é, literalmente, um jogo de sedução e lágrimas, assim como o strip-tease. Muitos foram pegos desprevenidos com o segredo final revelado. #12 John Lone em “M. Butterfly” (1993)

Um diplomata francês cai nas amarras românticas de um ator chinês, cujo personagem se esconde em uma máscara feminina, inspirada numa figura da Ópera de Pequim. Desenvolve-se, então, uma trama trágica para os dois em um dos grandes filmes do diretor David Cronenberg. #11 John Travolta em “Hairspray: Em Busca da Fama” (2007)

Levada a cabo pelo falecido John Waters, a personagem Divine incorpora a mãe obesa do filme original, de 1988. Após seu relativo êxito, com direito à adaptação para a Broadway, Hollywood ficou responsável pelo remake nas telonas, dando ao carismático bailarino interpretado por John Travolta um hit saldado com a divertida transformação camaleônica daquele que ficou eternizado como o valentão dançante de “Pulp Fiction”. #10 William Hurt em “O Beijo da Mulher Aranha” (1985)

Performance laureada com Oscar, o personagem de William Hurt compartilhava uma cela com outro grande ator, Raul Julia. O personagem de Raul é um preso político, enquanto Hurt interpreta alguém que quer conservar sua dignidade de ‘diva’, apesar das circunstâncias. Inicia-se, então, uma relação dramática na prisão, que parece abrir as portas à redenção por parte de cada um deles. #9 Divine em “Pink Flamingos” (1972)

A figura materna da família de drag queens tornou-se cultuada com o passar dos anos. Concebida pela mente perversa de John Waters, Divine é ícone dos anos 1970 por sua forma anárquica e thrash de interpretar um travesti. Antecede o memorável espetáculo glam “The Rocky Horror Picutre Show” (1975). #8 Jack Lemmon em “Quanto Mais Quente Melhor” (1959)

A estrela do filme era Marilyn Monroe, mas sem dúvidas Jack Lemmon roubava as atenções, disfarçado como uma jovem desbocada. Um milionário apaixona-se por ele e o pede em casamento, até que Jack, por fim, tira a peruca e pede para que desista da ideia. “Sou um homem”, diz. #7 Jared Leto em “Clube de Compras Dallas” (2013)

O galã da banda 30 Seconds to Mars provou que também tem appeal no corpo de mulher. Ele emagreceu bastante e aprendeu a andar de salto (melhor que muitas mulheres). Seu papel foi tão aclamado, que Jared Leto ganhou um Oscar por Melhor Ator Coadjuvante no ano seguinte. #6 Val Kilmer em “Willow: Na Terra da Magia” (1988)
http://youtu.be/pqh3tMZhOXQ #5 Dustin Hoffman em “Tootsie” (1982)
http://youtu.be/FlXE1Yq0AnQ #4 Jeffrey Tambor na série “Transparent” (2014)

Aos 70 anos, Jeffrey Tambor vive Maura Pfefferman na série produzida pela Amazon. Ver um pai de família transformar-se em um pai transgênero é uma verdadeira classe de atuação, cheia de naturalidade, delicadeza feminina e fortaleza humana. #3 Wesley Snipes, John Leguizamo e Patrick Swayze em “Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar” (1995)

O filme mostra a trajetória de três drag queens que foram viajar de Nova York a Hollywood. Wesley Snipes é Noxeema Jackson, Patrick Swayze é Vida Boheme e John Leguizamo vive a encantadora Chichi Rodríguez. Três interpretações para você chorar de rir. #2 Neil Patrick Harris no musical da Broadway “Hedwig: Rock, Amor e Traição”

Neil Patrick Harris interpreta Hedwig, um travesti de salto alto e cheio de maquiagem. Ele canta, atua e dança de forma magistral. Chegou a ganhar o prêmio Tony 2014, que celebra o teatro norte-americano. #Menção honrosa: a Senhora Doubtfire, de Robin Williams

Há de se destacar a menção honrosa à nossa doméstica favorita do mundo do cinema, interpretada pelo falecido Robin Williams. #1 Gael García Bernal como Zahara em Má Educação (2004)

O ator Gael García Bernal recorre aos seus grandes dotes de atuação para reviver a incrível Zahara neste filme de Pedro Almodóvar. Zahara é angelical, delicada como uma pétala, de olhar encantador e perfil inesquecível, dando-nos um ar irresistível à lá Julia Roberts.