Está todo mundo falando sobre o filme “Florence – Quem é essa mulher?”; entenda o porquê

O novo filme estrelado por Meryl Streep, “Florence – Quem é essa mulher?”, mal estreou e já está dando o que falar. Ele conta a história de Florence Foster Jenkins, uma mulher rica que almeja ser uma cantora de ópera – mas que é considerada a pior do mundo. Há quem diga que Streep vai ser indicada ao Oscar por esse papel. Será?

Trailer de “Florence – Quem é essa mulher?”

O figurino exuberante e a ambientação dos anos 40 são o cenário perfeito para o enredo, que se passa em Nova York – embora tenha sido rodado na Inglaterra.

Curiosidades sobre o filme

Baseado em fatos reais

A história foi inspirada na vida de Florence Foster Jenkins. Ela foi uma péssima cantora, conhecida como “a diva do grito” nos anos 40. Porém, acreditava com afinco que tinha talento, até uma enorme apresentação no Carnegie Hall – que foi um fiasco.

Florence tinha um companheiro, St. Clair Bayfield (Hugh Grant), que tinha a missão de afastar as críticas da cantora, para que ela continuasse acreditando que era incrível.

Locações estrangeiras

Embora Florence tenha vivido em Nova York, o filme foi gravado em Londres e Liverpool. A famosa cena da apresentação no Carnegie Hall é, na verdade, ambientada no teatro Hammersmith Apollo, com 300 figurantes.

Par romântico

Streep e Grant formam um inusitado par romântico. Em uma entrevista, a atriz declarou que achava que era muito velha para ele. “Mas então ele que envelheceu”, completou.

Contra as críticas

Na vida real, Florence distribuía ingressos de suas apresentações para pessoas desconhecidas na rua, tudo para evitar a presença de críticos na plateia.

Roupas exuberantes

A cantora também produzia seus próprios vestidos, inspirados na moda mexicana e nos bailes do século XVIII. No filme, o figurino de Meryl Streep era maior do que suas medidas, para dar à personagem um ar de exuberância.

Dobradinha

Não é a primeira vez que Streep interpreta uma personagem que se apresenta no Carnegie Hall. Foi em “Música do Coração”, de 1999.

Versão europeia

A história de Florence também foi retratada no recente longa “Marguerite”, filme francês estrelado por Catherine Frot e que trocou os nomes e o ano dos fatos reais.

Indicação ao Oscar

A crítica não poupa elogios para Meryl Streep, e muitos acham que sua interpretação de Florence vai render uma indicação ao Oscar 2017. Ela já foi indicada 19 vezes aos prêmios da Academia, o recorde até hoje, e ganhou duas vezes a estatueta de Melhor Atriz.

Transformação: 12 artistas que ficaram idênticos a quem retrataram no cinema