“Elena Sabe” é filme argentino inspirado em livro: entenda o final do thriller dramático

Adaptado do romance argentino de mesmo nome, “ Elena Sabe” (“Elena Knows”) tem cativado o público da Netflix desde sua estreia na plataforma. O thriller – que se mistura com drama – conta a história de uma mãe, Elena (Mercedes Morán) em meio à busca por respostas sobre a morte da filha, Rita (Érica Rivas) – e o final definitivamente não segue o esperado por ela.

Saiba detalhes sobre “Elena Sabe”, a explicação do final do filme e mais informações sobre a obra que deu origem ao longa;

História de “Elena Sabe”

Na história de
Divulgação/Netflix

“Elena Sabe” foi lançado em 2023 na Netflix e se trata de um filme argentino que acompanha a vida de Elena após a morte de sua filha, Rita. Encontrada morta em uma igreja, a morte de Rita é apontada como suicídio – mas Elena, que convive com a Doença de Parkinson, não acredita na hipótese das autoridades.

Crente que a filha foi vítima de um crime, ela passa a fazer uma investigação amadora em busca da verdade, tudo em meio à progressiva piora da doença neurológica degenerativa. Em sua investigação, no entanto, ela descobre mais do que a causa da morte da filha, chegando a reflexões profundas sobre sua relação com ela e o passado difícil das duas.

“Elena Sabe” é uma história real?

Divulgação/Netflix

Apesar de trazer tópicos reais, como o impacto de um diagnóstico de Doença de Parkinson em uma família e temas relacionados à maternidade, “Elena Sabe” não é uma história real, e sim uma adaptação do romance de mesmo nome escrito pela argentina Claudia Piñeiro.

Há, porém, elementos reais na inspiração. Ao escrever “Elena Sabe”, Claudia afirmou que a obra é uma homenagem à própria mãe, bem como uma forma de trazer luz aos desafios enfrentados por quem cuida de pessoas idosas.

Final de “Elena Sabe” explicado

Após a morte da filha, Elena começa uma investigação sobre a morte da filha, Rita em

À medida em que se aprofunda na busca por respostas sobre a morte de Rita, Elena é atormentada por mistérios e flashbacks de sua memória já bastante prejudicada pelo Parkinson. Inicialmente, ela joga a culpa da morte da filha em uma colega de classe de Rita, acusando-a de ter motivado o suicídio da filha.

Logo, ela descobre que está errada, e passa então a acreditar que o padre da igreja onde Rita foi encontrada teria criado “ilusões de vida após a morte” na mente da filha, a encorajando a tirar a própria vida.

Divulgação/Netflix

Ao chegar até uma amiga próxima de Rita, no entanto, ela chega à verdade. No final do filme, é relatado que Rita realmente cometeu suicídio, e a motivação dela foi justamente a ideia de que, devido ao diagnóstico da mãe, ela teria de cuidar de Elena para sempre.

Diante da fala da amiga de Rita, Elena tem flashbacks que mostram, por exemplo, um médico afirmando que a mulher teria de se tornar “mãe da própria mãe” – perspectiva que fez Rita se desesperar.

Elenco de “Elena Sabe”

Além de Mercedes Morán e Érica Rivas, “Elena Knows” tem no elenco mais uma série de famosos argentinos, como Miranda de la Serna, Marcos Montes, Marcos Ferrante, Mónica Gonzaga, Agustina Muñoz e Susana Pampín. A direção, por sua vez, fica por conta de Anahí Berneri.

Assista ao trailer de “Elena Sabe”, filme que está disponível tanto dublado quanto legendado na Netflix.

Filmes