Pouco tempo depois de surpreender o público como o ‘zumbi’ vivo no trailer de “Swiss Army Man”, o ator Daniel Radcliffe, famoso por interpretar o personagem principal da saga “Harry Potter”, vai viver Edward Snowden em um musical da Broadway.
A peça vai chamar-se “Privacy”, centrada na relação entre tecnologia e privacidade, discussão que ganhou contornos globais após o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) revelar dados secretos do governo norte-americano.
Edward Snowden: revelações
Dos principais escândalos revelados, Snowden provou que empresas como Facebook, Google e Microsoft são obrigadas a entregar informações pra NSA, além de programas de vigilância em massa para obter informações confidenciais de cidadãos e governantes – sejam eles americanos ou não.
Por conta de suas revelações, Snowden foi acusado de ‘roubo de propriedade’ pelo governo e teve que fugir de seu país. Alguns governantes acreditam que ele esteja em território russo.
“Privacy” não é a primeira peça de Radcliffe na Broadway; o britânico também atuou em “Equus” and “How to Succeed in Business Without Really Trying”.
Quanto a Snowden, já foi retratado nas artes no ano passado, com o documentário “Citizenfour”, que rendeu o Oscar à diretora Laura Poitras, em 2015.
No final de 2014, o diretor Oliver Stone, famoso por seus filmes políticos, como “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme”, anunciou um longa centrado na vida do ex-agente da NSA. Joseph Gordon-Levitt foi o escolhido para interpretá-lo.
Mais sobre vigilância: 9 coisas que aprendemos com o caso FBI x Apple