Corajosos! 10 atores que recusaram usar dublês em seus filmes

Filmes de ação são conhecidos por colocar o herói da história em sequências de vida ou morte que podem deixar qualquer um nervoso. Às vezes as sequências são tão arriscadas que os diretores pedem ajuda de dublês para que seu astro fique a salvo. Mas existem também os verdadeiros caçadores de aventura, que preferem fazer o máximo possível por si mesmos para assegurar autenticidade máxima. Veja 10 atores que recusaram o uso de dublês em filmes.

Leia também: 

Loucura? 7 atores que incorporaram seus personagens até demais

7 vezes em que foi possível dar alguma moral para atores péssimos

7 filmes baseados em fatos reais sem compromisso com a realidade

Harrison Ford

Um veterano de diversos filmes de ação, Ford nunca tem medo de sujar as mãos. Durante as filmagens da série “Indiana Jones”, o ator aproveitou a natureza física do personagem e treinou duro para fazer suas próprias acrobacias. Ele gostou tanto que o dublê Vic Armstrong disse ao ator que, se ele continuasse, Armstrong perderia seu emprego. Ford não se distanciou das cenas de ação quando mais velho também. De acordo  com J.J. Abrams, Ford foi um dos membros mais ativos do filme “Star Wars 7: O Despertar da Força”, mesmo depois de quebrar sua perna.

Tom Cruise

Um dos atores de ação mais importantes da sua geração, Tom Cruise levanta a aposta toda vez que ele faz um filme. Suas façanhas na franquia “Missão Impossível” são talvez suas mais famosas. Durante a, agora icônica, cena do Burj Khalifa em “Protocolo Fantasma”, Cruise é o que escala o arranha-céu. Para a sequência do filme, o ator teve que se pendurar em um avião de verdade durante sua decolagem, dando a seus fãs um presente que eles nunca vão esquecer.

Keanu Reeves

Indo em direção à fama nos anos 90, Reeves montou um currículo impressionante em filmes de ação. Começando com “Velocidade Máxima” em 1994, o ator tem sido afiado em fazer suas próprias acrobacias. Ele fez 90% das suas cenas de ação em “Velocidade Máxima” e fez várias das cenas de luta preso por cabos na trilogia “Matrix”. Mais tarde, Reeves impressionou os cinéfilos com os filmes de John Whick, cimentando seu status como um dos lideres do gênero.

Angelina Jolie

O treinador de Angelina, Simon Crane, diz que a atriz fez 99% das suas performances no filme ao longo de sua carreira. Seu crédito mais importante é no thriller “Salt”, no qual Jolie não usou dublês em momento algum. Quando os espectadores viram a personagem mergulhar entre paredes, ou andar em uma borda estreita, é na verdade Jolie. Ela também fez performances enquanto filmava “Malévola”.

Daniel Craig

Interpretar James Bond não é uma tarefa fácil, e Daniel Craig estava mais do que disposto a aceitar o desafio. O ator se estabeleceu como um dos 007 mais durões já feitos. Sentindo que era importante fazer suas próprias cenas de ação, Craig fez questão de estar em sua melhor condição física para poder fazer o trabalho por si só. Ele de fato deixou algumas das cenas mais perigosas para os profissionais, mas Craig fez mais do que podia, criando uma marca própria no espião.

Matt Damon

Uma estrela incomum de filmes de ação, Matt Damon ajudou a redefinir o gênero nos anos 2000 com a aclamada trilogia “Bourne”, e ele interpretou o papel com perfeição. Nos filmes, Damon fez algumas das cenas de carros ele mesmo, participando das várias perseguições de carro. Ele também fez algumas cenas embaixo d’água, o que o deixou particularmente nervoso. Além de sua franquia, Damon fez algumas performances em filmes como “O Resgate do Soldado Ryan” e “Coragem Sob Fogo”.

Jason Statham

Fazendo sua carreira estrelando em filmes de ação, Jason Statham gosta da adrenalina de fazer suas próprias acrobacias. Sua filmografia é cheia de grandes exemplos, fazendo ser difícil escolher apenas uma como destaque. Statham se provou um mestre das performances, mas ele sente como se tivesse se afundado em um buraco. Ele é tão bom fazendo o que faz, que seus fãs esperam coisas maiores e melhores a cada filme, forçando Statham a testar seus limites e desafiar a morte em diversas ocasiões.

Arnold Schwarzenegger

Parte porque os diretores conseguiam raramente achar dublês que combinavam com o corpo único do ator, Arnold fez muitas das suas performances em seus filmes. Não é surpresa que o ator estava apto para a tarefa, já que ele esteve sempre em seu ápice de condição física como um fisiculturista. Sua habilidade como um dublê foi o que o lançou em Hollywood para começar, e o ator nunca olhou para trás.

Sylvester Stallone

Ele quase se consolidou como ator dramático em “Rocky”, mas fez um nome maior para si como uma estrela de filmes de ação enquanto sua carreira progredia. Stallone mostrou dedicação extrema em seus filmes, e sempre esteve disposto a sacrificar seu corpo. Durante “Rocky VI”, ele foi levado para a UTI depois de levar um soco de Dolph Lundgren e quebrou seu pescoço enquanto filmava o primeiro “Os Mercenários”.

Cameron Diaz

Não é o primeiro nome que vem a cabeça quando pensamos em performances perigosas, Diaz mostrou sua impetuosidade em várias ocasiões. Atuando com Tom Cruise em “Encontro Explosivo”, Diaz fez muitas das sequências de ação por si mesma, incluindo a cena da moto. Ela ficou com alguns cortes e roxos ao longo do caminho, mas ajudou a vender seu personagem e fazer as cenas parecerem reais.