
O ano está prolífico em termos de documentários de alta qualidade. Entre os quais, filmes que contam as vidas de Amy Winehouse e Marlon Brando, um sobre Cientologia, um sobre o cartel de drogas mexicano, um sobre o que os norte-americanos chamam de guerra ao terror contra o Talibã e até um olhar singelo sobre o ícone da moda, Iris Apfel. Confira uma lista de 10 documentários para ficar de olho e seus trailers.
Veja a lista de filmes e seus trailers:
“Amy”
Documentário foi chamado de “brilhante” por veículos internacionais. Importante ressaltar que é mais sobre a morte da Amy Winehouse do que sobre a rápida e polêmica carreira da cantora britânica.
“Cartel Land”
Espera-se algo positivo de um documentário que tem o nome de Kathryn Bigelow envolvido. Ela é produtora-executiva deste filme, que não traz um assunto novo, mas olha com propriedade: a guerra contra as drogas dos EUA contra o México, já retratada em filmes como “Traffic” e o recente “Sicario”, e séries como “Breaking Bad”. Poucas destas obras captaram as complexidades e os horrores do tema como o diretor Matthew Heineman neste documentário.
“Going Clear: Scientology and the Prison of Belief”
O cineasta Alex Gibney, que parece fazer documentários com a frequência com que tomamos banho, resolveu apontar suas lentes para a religião favorita das celebridades dos EUA, inclusive Hollywood: a cientologia. O filme tem entrevistas com ex-seguidores da filosofia, como o cineasta Paul Haggis. “ Eu era muito estúpido. Talvez minha vida inteira seja uma mentira.” Integrantes atuais da igreja se recusaram a falar.
“Iris”
Último documentário dirigido por Albert Maysles, do clássico “Grey Gardens”, que morreu em março, aos 88 anos. O filme é focado na lendária figura da moda e do design Iris Apfel, de 93 anos, e seu olhar e jeito excêntrico de viver, que tem como seus admiradores o astro pop Kanye West.
“The Life and Mind of Mark DeFriest”
Preso por roubar uma caixa de ferramentas do pai, Mark De Friest deveria passar apenas quatro anos na prisão, mas se complicou e aumentou sua pena com muitas confusões na prisão, como suas 13 tentativas de fuga. Sete delas foram bem sucedidas.
“Listen to Me Marlon”
Documentário biográfico, o filme tem muitos momentos confessionais, já que foi quase todo gravado quando Marlon Brando ainda era vivo e conta com muito material gravado pelo próprio ator.
“The Look of Silence”
“Meru”
Meru é documentário sobre alpinistas que tentam escalar Monte Meru
“The Pearl Button”
“(T)error”
Também premiado em “Sundance” na categoria revelação, “(T)Error” é dirigido pelos novos diretores Lyric R. Cabral e David Felix Sutcliffe, que demonstram precisão e confiança. O documentário segue um senhor de 63 anos que se torna informante do FBI, que começa uma amizade com um simpatizante do Talibã.