Confira 10 curiosidades sobre o cineasta Michelangelo Antonioni

Getty Images

Se vivo, o legendário cineasta italiano Michelangelo Antonioni completaria 103 anos nesta terça-feira. Conhecido por sua densidade e seu domínio da linguagem cinematográfica, foi indicado a dois Oscars por “Blow Up – Depois daquele Beijo” (Melhor Direção e Melhor Roteiro), mas só levou da Academia de Hollywood um prêmio honorário pelo conjunto da obra em 1995, quando já estava em fim de carreira. O mesmo filme levou a Palma de Ouro em Cannes, em 1967.
Confira curiosidades sobre a carreira do diretor:
1 – Filho de classe média, cresceu em um meio burguês na província de Emilia-Romagna, na Itália, e estudou economia enquanto pintava e fazia críticas culturais para um jornal local.
2 – Apesar das indicações de “Blow Up – Depois Daquele Beijo” para o Oscar e da Palma de Ouro em Cannes, seu grande sucesso foi a trilogia “A Aventura” (1960), “A Noite” (1961) e “O Eclipse” (1962). O primeiro ganhou levou Prêmio do Júri em Cannes. O segundo, ganhou o Urso de Ouro em Berlim, e o terceiro também conquistou o Prêmio do Júri em Cannes.
3 – A trilogia da Incomunicabilidade, como ficou conhecida, foi lançada em DVD no Brasil em 2012. Foram estes filmes que abriram as portas de Hollywood para o cineasta, que pôde, então, filmar em inglês.

4 – O Oscar honorário que recebeu em 1995 foi roubado de seu apartamento em Roma, invadida por ladrões, no Natal de 1996. Foi substituída por outra.
5 – Em 1940 ele trabalhou como secretário editorial para a revista “Cinema”, publicada por uma editora fascista e editada pelo filho do ditador Benito Mussolini.
6 – Antonioni sofreu um derrame em 1985, quando estava com 73 anos e ficou com lado direito paralisado e sérias dificuldades para se comunicar. O incidente, obviamente, atrapalhou muito sua produtividade. Para não parar de filmar, Antonioni passou a fazer mais curtas e apenas um longa, “Além das Nuvens”, foi gravado pelo diretor depois do derrame.
7 –  Michelangelo Antonioni falava francês fluentemente e se considerava um intelectual marxista. Ele era ateu.
8 – O italiano morreu no mesmo dia de outro diretor de alto quilate do cinema europeu: o sueco Ingmar Bergman.
9 – “Atores são como vacas. Você tem que comandá-los atráves da cerca”, disse o diretor certa vez.
10 – Antonioni foi casado duas vezes: com Letizia Balboni eEnrica Antonioni, que o acompanhou de 1986 até sua morte.