Fora da primeira lista anunciada, o Brasil entrou para duas mostras do Festival de Cannes com dois curta-metragens: “Quintal”, do mineiro André Novais Oliveira, que estará na Quinzena dos Realizadores, e “Command Action”, de João Paulo Miranda, que será exibido na Semana da Crítica, uma mostra paralela que divulga apenas primeiros e segundos filmes de cineastas do mundo todo. Este tipo de filme, mais prestigiado pelos críticos, costuma não ter muito destaque no país, ainda mais pelo fato de não haver uma política sólida para a exibição de curtas em salas de cinema e o público, por conta disso, não estar acostumado a eles.
O mais prestigiado festival de cinema do mundo começa nesta quarta-feira e vai até 22 de maio, na França. A mostra competitiva ganhou mais dois filmes depois da primeira lista divulgada e agora tem 19 no total, com as entradas de “Chronic”, do mexicano Michel Franco, e “Valley of Love”, do francês Guillaume Nicloux. Confira aqui a lista completa dos filmes que serão julgados pelo júri presidido pelos irmãos Joel e Ethan Coen.
Oliveira tem se destacado no circuito nacional de festivais e já teve o curta “Pouco Mais de Um Mês” exibido na mesma mostra em Cannes. O diretor costuma realizar filmes com baixo orçamento e em “Quintal” colocou os próprios pais nos principais papéis, além de ter usado a casa da família, em Belo Horizonte, como locação. A Quinzena dos Realizadores terá 19 longas e 11 curtas e terá como um dos destaques o novo filme do francês Philippe Garrel, que vai abrir a mostra.
Os vizinhos latino-americanos, também esquecidos na primeira lista, tiveram dois longas selecionados para a Semana da Crítica. Argentina, com o longa “Paulina,” de Santiago Mitre, diretor de “O Estudante”, e roteirista parceiro de Pablo Trapero em “Leonera”, “Abutres” e “Elefante Branco”.
Confira a lista de selecionados para a Semana da Crítica:
Longa-metragens
“Dégradé”, de Arab e Tarzan Nasser (Palestina);
“Krisha”, de Trey Edward Shults (EUA);
“Mediterranea”, de Jonas Carpignano (EUA/Itália);
“Ni le ciel ni la terre”, de Clément Cogitore (França);
“Paulina (La Patota)”, de Santiago Mitre (Argentina);
“Sleeping Giant”, de Andrew Cividino (Canadá);
“La tierra y la sombra”, de César Augusto Acevedo (Colômbia).
Curtas
“Alles Wird Gut”, de Patrick Vollrath (Alemanha);
“Pojkarna”, de Isabella Carbonell (Suécia);
“Command Action”, de João Paulo Miranda Maria (Brasil);
“La fin du dragon”, de Marina Diaby (França);
“The Fox Exploits the Tiger’s Might”, de Lucky Kuswandi (Indonésia);
“Jeunesse des Loups-Garous”, de Yann Delattre (França);
“Love Comes Later”, de Sonejuhi Sinha (EUA);
“Ramona”, de Andrei Cretulescu (Romênia);
“Too cool for school”, de Kevin Philips (EUA);
“Varicella”, de Fulvio Risuleo (Itália)
Já o júri da Seleção “Un Certain Regard” (Um Certo Olhar) será presidido pela atriz Isabella Rosselini e tem 19 filmes:
Um Certo Olhar
“Masaan” (Fly Away Solo), de Neeraj Ghaywan
“Hrútar” (Rams), de Grímur Hákonarson
“Kishibe no Tabi” (Journey to the Shore), de Kiyoshi Kurosawa
“Je Suis un Soldat” (I Am a Soldier), de Laurent Larivière
“Zvizdan” (The High Sun), de Dalibor Matanic
“The Other Side”, de Roberto Minervini
“Un Etaj Mai Jos” (One Floor Below), de Radu Muntean
“Mu-Roe-Han” (The Shameless), de Seung-Uk Oh
“Las Elegidas” (The Chosen Ones), de David Pablos
“Nahid”, de Ida Panahandeh
“Comoara” (The Treasure), de Corneliu Porumboiu
“Chauthi Koot” (The Fourth Direction), de Gurvinder Singh
“Madonna”, de Suwon Shin
“Maryland”, de Alice Winocour
“AN: Sweet Red Bean Paste”, de Naomi Kawase
“Cemetery of Splendor”, de Apichatpong Weerasethakul
“Taklub”, de Brillante Mendoza
“Alias María”, de José Luis Rugeles Gracia
“Lamb” (“Cordeiro”), de Yared Zeleke