Para a surpresa de muitos roteiristas, seus scripts nem sempre são seguidos à risca. Eles são mais como objetos com vida, que evoluem constantemente durante o processo de filmagem. Alguns filmes como “Tubarão” e “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” nem mesmo tinham um roteiro finalizado quando as câmeras começaram a filmar.
Atores e atrizes estão constantemente improvisando suas cenas e saindo do roteiro enquanto recitam suas falas. Às vezes os diretores odeiam, às vezes amam. Ocasionalmente, as falas improvisadas se tornam imortalizadas como algumas das mais memoráveis do cinema. Veja abaixo 9 cenas que fizeram exatamente isso!
Cenas improvisadas do cinema
“Cães de Aluguel”
O roteiro do projeto violento do, na época novato, Tarantino falava que o ladrão de joias Mr. Blonde (Michael Madsen) devia torturar o policial Nash (Kirk Baltz) cortando sua orelha fora com uma navalha – entretanto, Tarantino não deu a Madsen nenhuma direção específica do que o ator deveria fazer depois da cena, portanto todas as falas e ações de Madsen foram improvisadas.
“Casablanca”
A cena de Rick Blaine (Humphrey Bogart) colocando Ilsa Lund (Ingrid Bergman) e Victor Laszlo (Paul Henreid) em um avião com a ajuda do Capitão Louis Renault (Claude Rains) é cheio de falas memoráveis, mas uma das mais famosas não era nem parte do roteiro original. De acordo com fontes, Bogart disse a frase “Ele está te olhando, menina” várias vezes para Bergman quando a ensinava a jogar pôquer nos bastidores.
“Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”
O comediante judeu neurótico Alvy Singer (Woody Allen) está em uma festa quando seu amigo lhe passa uma pequena latinha com cocaína. Assim que Alvy pega a latinha, ele tem um espirro violento – mandando pó branco para todo lugar. A risada dos atores do lado foi espontânea e genuína, e Allen decidiu deixar a cena no corte final.
“O Iluminado”
Wendy Torrance (Shelley Duval) e seu filho Danny (Danny Lloyd) se escondem do escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) em um banheiro de hotel. Assim que Jack começa a dar machadadas na porta e coloca seu rosto na fresta, ele fala: “Aqui está Johnny!”. A fala não foi parte do roteiro original de Kubrick.
“Laranja Mecânica”
Alex (Malcolm McDowell) dança uma música feliz enquanto ele e seus comparsas fazem uma cena de ultraviolência e estupro. Kubrick filmou essa cena várias vezes e não ficou satisfeito – até que ele falou para McDowell para fazer “qualquer coisa que ele quisesse”.
McDowell decidiu cantar “Singing in the Rain”, e Kubrick ficou tão satisfeito com o resultado que comprou imediatamente os direitos da música para o filme.
“Taxi Driver”
Quando o roteirista Paul Schrader escreveu essa cena, ele simplesmente disse: “Travis fala com si mesmo na frente do espelho” – não foi criado um diálogo específico. Tudo que o taxista Travis Bickle (Robert De Niro) fala durante sua conversa foi improvisado pelo ator.
“Silêncio dos Inocentes”
O famoso som de “hsssss” feito pelo Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) durante sua história sobre comer um fígado com “feijões e um bom Chianti” à agente do FBI Clarice Strarling (Jodie Foster) não estava no roteiro original.
Aparentemente, foi algo que Hopkins fez durante os ensaios para assustar Foster – e o diretor decidiu que deixar a cena seria o melhor jeito de assustar sua audiência também.
“Nascido Para Matar”
https://youtu.be/3j3_iPskjxk
Originalmente, R. Lee Ermey nem estava escalado para o papel do Sargento Hartman, mas depois que Ermey mostrou uma fita de si mesmo insultando um grupo da Marinha durante 15 minutos ininterruptos, Kubrick o escolheu imediatamente.
Ermey escreveu 150 páginas de insultos e Kubrick estimou que 50% do diálogo do personagem foi improvisado.
“O Poderoso Chefão”
Capo da família Corleone, Peter Clemenza (Richard Castellano) ordena que seu capanga Rocco Lampone (Tom Rosqui) bata no carro de Paulie Gatto (John Martino) por ter traído Don Vito Corleone (Marlon Brando).
A fala original de Castellano era: “Deixe a arma”, mas lembrando de uma cena anterior em que a esposa de Clemenza o lembra de trazer para casa alguns cannolis, ele improvisou a famosa fala: “Leve o cannoli”.
Curiosidades sobre cinema
- 10 mãos mais famosas do cinema: você consegue reconhecer todas?
- Você reconhece esses 21 sucessos do cinema pelo pôster?
- Relembre as melhores frases do cinema ditas antes de matar alguém