Análise mostra momento exato em que a carreira de Robert de Niro degringolou

Robert De Niro já foi um ator de bastante bilheteria: bastava ter seu nome para o filme levar milhares de espectadores às salas de cinema.

Já faz um bom tempo que não se ouve falar em algum filme bom de De Niro – mas o momento certo em que o ator chegou a isso, as estatísticas podem ajudar a entender.

Um gráfico elaborado pela Rotten Tomatoes, que agrupa ‘pontuações’ a partir de avaliações de críticas especializadas, coloca o ano de 2002 como grande divisor na carreira do ator.

Melhores filmes de Robert de Niro

Antes De Niro foi consagrado por filmes como “O Poderoso Chefão 2”, “Touro Indomável” e “Os Bons Companheiros”, em que atuava com virulência tão invejável que, não importava quão durões eram seus personagens, eles sempre agradavam ao público.

https://twitter.com/chapmangamo/status/750971489122418688

(“As Pessoas dizem que análise de dados é chata, mas você pode calcular o momento exato em que Robert De Niro parou de se importar (2002)”)

Mas, em filmes como “Entrando Numa Fria” e “O Espanta Tubarões”, somos apresentados a um De Niro mais cômico, mas que não perde a virilidade. Essa mudança não agradou: no gráfico acima, eles estão abaixo da linha de 50% de aprovação.

Derrocada na carreira

O filme que levou a carreira de De Niro para o buraco, segundo as avaliações, foi “A Máfia Volta ao Divã”. O curioso é que, no mesmo ano de 2002, o diretor Martin Scorsese, responsável por dirigir os filmes mais consagrados com De Niro no papel principal, marcou sua ‘parceria’ com Leonardo DiCaprio, em “Gangues de Nova York”.

A partir daí, Scorsese firmou uma parceria longeva com DiCaprio, colocando o ator como principal em ótimos filmes como “O Aviador” e “Os Infiltrados”. Seria esse motivo para que De Niro fosse ‘deixado de lado’ e subaproveitado?

Filmes como “O Lado Bom da Vida” (92% de aprovação) e “Um Senhor Estagiário” (61%) ainda deixam Robert De Niro no lado ‘positivo’ da equação crítica do Rotten Tomatoes.

Mas outros títulos com ele deixam bem claro como sua carreira degringolou – é o caso de “Tirando o Atraso” (11%), “Profissão de Risco” (9%), “Temporada de Caça” (11%) e, claro, “Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família” (10%).

Mais: 7 atores aclamados que perderam o nosso respeito