Adoração ou irritação: 6 franquias adolescentes que despertam sentimentos extremos

por | jul 26, 2016 | Filmes

As franquias de cinema inspiradas em livros de temática adolescente são o terror de muitos cinéfilos e de produtores independentes. Afinal, elas dominam amplamente as salas de cinema, restringindo o espaço de outras obras e as opções de outros públicos, que nada sabem sobre ser “divergente” ou como fugir correndo de labirintos… Por outro lado, atraem uma legião de fãs de todas as idades. De que lado você fica?

#6 – Amor sofrido

Tudo começou com o sofrido amor (e os dilemas intermináveis) de Bela Swan, apaixonada por Edward Cullen, um (sofrido) vampiro na saga “Crepúsculo”. A franquia é baseada nos quatro livros da escritora Stephenie Meyer.

#5 – Voracidade

E o que dizer da franquia “Jogos Vorazes”, protagonizada por Jennifer Lawrence? Os filmes, baseados nos livros homônimos de Suzanne Collins, dominam salas e bilheterias sem dar chance para ninguém.

#4 – Corre!

A franquia “Maze Runner”, sobre jovens desmemoriados que precisam sobreviver para descobrir quem realmente são, é baseada nos livros de James Dashner.

#3 – Grécia antiga

Na saga “Percy Jackson”, baseada nos livros de Rick Riordan, nos deparamos com as figuras da mitologia grega desafiando a humanidade nos dias de hoje. Os livros fazem mais sucesso – e são mais bacanas –  do que os dois filmes já produzidos.

#2 – Lembra?

“Os Instrumentos Mortais – Cidades dos Ossos”. Nem mesmo a presença da linda Luly Collins livrou esta (tentativa de) franquia do fiasco. O filme é baseado na série de livros da escritora Cassandra Claire. O segundo filme da série foi adiado por tempo indeterminado…

#1 – Divergir, convergir…

Baseado na trilogia literária de Veronica Roth, “Divergente”, estrelado por Shailene Woodley, é um exemplo de sucesso absoluto entre as franquias adolescentes.