“A Rainha Katwe” fez sucesso ao ser uma das escolhas da Globo para a “Tela Quente”. A produção acompanha a trajetória de Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) e é baseada em fatos reais.
O longa ganhou ainda mais destaque quando a atriz Nikita Waligwa faleceu, devido a um tumor cerebral, aos 15 anos. Conheça a história real que inspirou o filme sobre a garota que mudou o mundo dos jogos.
História real do filme “A Rainha Katwe”
“A Rainha Katwe” conta a história de Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.
Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, Phiona largou a escola por falta de dinheiro, mas decide enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade e consegue fazer história.
O filme é totalmente baseado na trajetória da verdadeira Phiona, nascida em Katwe, capital da Uganda, que se tornou a primeira mulher de seu país a receber o título de Mestre por seu desempenho nas Olimpíadas de Xadrez.
Assim como mostra “A Rainha Katwe”, a infância de Phiona não foi fácil: o pai morreu de AIDS quando ela tinha três anos, a irmã faleceu por causas desconhecidas pouco tempo depois e a garota teve que lidar com racismo e pobreza durante boa parte de sua vida.
A diretora, Mira Nair, já estava familiarizada com a vida da Phiona e chegou a fazer um documentário sobre o técnico que treinou a jovem, ficando ainda mais inspirada após o lançamento do livre sobre a xadrezista em 2012.
Existe também uma cena pós-créditos em “A Rainha de Katwe” que comprova a veracidade do filme. No final, o elenco aparece reunido ao lado das pessoas que inspiraram a história e é possível ver parte da família da verdadeira Phiona.