Após o fim de “Dark”, o público da Netflix está topando qualquer viagem no tempo para matar a saudade da série. Talvez isso explique o sucesso de “A Caverna”, filme de 2017 que cravou seu lugar no top 10 do streaming. Contando a história de um grupo de amigos que entra uma caverna e viaja no tempo, o longa deixou muita gente confusa.
O filme começa nos apresentando a Hopper, um professor de arqueologia obcecado em encontrar a fonte da juventude, que aparentemente está localizada em uma caverna. Dias após o sumiço dele, seus assistentes Jackie e Taylor decidem investigar seu paradeiro e acabam chegando a tal caverna, acompanhados pela amiga deles, Cara, e as crianças Veeves e Furby.

Final explicado de “A Caverna”
Passagem do tempo na caverna

A caverna realmente funcionava como uma fonte da juventude, mas não porque rejuvenesce quem entra, mas sim porque o tempo passa de forma tão acelerada que mantém seus visitantes jovens em relação a quem está fora – ao observarem flashes de luz na entrada do buraco o tempo todo, os assistentes percebem que se trata do movimento do sol e que os anos estão passando em questão de minutos.
O mistério começa a se revelar com o desaparecimento de Furby: ao encontrarem o corpo do menino e assistirem às filmagens que ele fez, o grupo nota que vários dias se passaram no vídeo, apesar de eles estarem na caverna a algumas horas. As suspeitas são confirmadas quando Cara chega à saída e encontra um cenário desértico, totalmente diferente das árvores e carros que haviam antes de entrarem.
Os outros ficam irritados por ela ter voltado tão rápido: apenas alguns segundos se passaram para ele, mas Cara diz que ficou fora por quase uma hora. Descobrimos então que no fim da entrada da caverna há uma “camada” que prende as pessoas dentro e que desacelera a passagem do tempo. Ainda mais para dentro, uma segunda camada desacelera ainda
Pessoas desaparecidas

É nesta camada onde o tempo está praticamente parado que se encontram todas as pessoas que desapareceram na caverna, incluindo Hopper, a família dele (a quem ele estava procurando no começo do filme), soldados e até homens da caverna que caíram lá acidentalmente milhares e milhares de anos atrás.
Linha do tempo
Ao passar da camada que desacelera a passagem tempo, todos ficam presos no mesmo tempo. Os homens das cavernas (que entraram há milhares de anos), os soldados da rainha (que entraram há centenas de anos), um grupo de forasteiros (que entraram há algumas décadas), Hopper (que entrou há alguns dias) e o grupo de estudantes que acabou de chegar.
O principal problema das pessoas presas são os homens primitivos, que acabaram matando vários outros. Hopper até consegue chegar à entrada, quando percebe que anos se passaram, encontra a ruína do carro de seus assistentes e decide voltar para encontrá-los.
Futuro

Cara é a primeira do grupo a conseguir sair: milhares de anos se passaram e a terra está destruída. Sem ar para respirar, a humanidade agora vive em naves espaciais. Enquanto isso, o grupo está tentando sobreviver ao ataque dos homens primitivos, até que Cara volta para salvá-los – dentro da caverna apenas alguns segundos se passaram, mas ela já está totalmente familiarizada com o novo mundo.
Ao sair, o grupo descobre que estão no espaço, milhares de anos no futuro. A humanidade descobriu uma forma de trazer Hopper, Furby e os outros de volta à vida e estão seguindo em rumo a uma “nova Terra”. Neste novo mundo, os estudantes são considerados as pessoas mais importantes do mundo – já que se tornaram os primitivos para essa nova geração de humanos.
A fonte da juventude

A conclusão é que a fonte estava cercada por essas camadas de “tempo”, quanto mais perto dela, mais devagar o tempo passa. Na caverna, os estudantes dizem que sentiram uma umidade, que vinha da água da fonte. Com poderes mágicos essa fonte era capaz de curar, rejuvenescer e literalmente parar o tempo, deixando em aberto, no fim, a possibilidade de eles terem se tornado imortais.