7 personagens latinos de filmes que são realmente inesquecíveis

Historicamente é difícil para os latinos ganharem bons papéis em Hollywood. Apesar de uma presença maior hoje, é comum ver grandes estrelas latinas fazerem papéis pequenos na meca do cinema. Isso quando não fazem o papel-clichê do traficante.
Mesmo assim o cinema norte-americano tem muitos exemplos de atuações inesquecíveis e personagens latinos que ficaram para a história e na memória de milhões de espectadores.
Veja alguns exemplos de personagens que ficaram na história:

1 – Willie Lopez – “Ghost – Do Outro Lado da Vida” – 1990

O filme já inesquecível por si só, pelo tema que aborda e pelo brilho do elenco. Mas há uma peça-chave para que esta história fascinante funcione: o que faz o trabalho sujo. Claro que este personagem interpretado por Rick Aviles não é agradável, mas sem dúvida coloca um toque lúgubre à história com seu aspecto perigoso, sua falta de escrúpulos e, por que não, com sua morte infernal.
2 – Diego de La Veja – “A Máscara do Zorro” – 1998

O ator espanhol interpretou este clássico com um talento sem igual. Sem dúvida o personagem de Diego de la Veja nunca foi mais crível e divertido do que esta versão, interpretada por Antonio Banderas. Muitos o fizeram muito bem, mas sentiam falta do sabor latino intrínseco ao personagem.
3 – Paco Moreno – “Bad Boys” (1983)

Esai Moralles foi um antagonista  espetacular para Sean Penn em “Bad Boys”. Apenas em seu segundo filme, Esai assumiu o papel sem medo de estereótipos e preconceitos. Paco Moreno era um jovem criminoso que violentou a namorada de Mick O’Brien (Sean Penn) e os dois se enfrentam no final do filme. Os que viram este filme nunca vão se esquecer desta cena.
4 – Selena – “Selena”

Este caso é mais do que óbvio. Em primeiro lugar estamos falando de uma das artistas mexicanas com mais impacto internacional, uma verdadeira diva. Segundo, a morte trágica de Selena impactou muitos fãs, que seguramente viram o filme repetidas vezes. E, terceiro, este personagem marcou a estreia de Jennifer Lopez em Hollywood.

5 – Tony Montana – “Scarface”

Claro que Al Pacino não é latino, mas vale a pena inclui-lo nesta lista por seu personagem em “Scarface”. Apesar de Tony Montana é uma representação hiperbólica dos cubano-americanos da migração do Mariel, é um personagem icônico para o cinema.  De fato este filme está em muitos rankings entre os melhores filmes de todos os tempos. Tudo o que Al Pacino toca vira ouro: Montana não é exceção.

6 – Santiago – “Babel”

Gael García Bernal interpretou muitos personagens ótimos desde que começou no cinema. Mas Santiago, seu personagem em Babel, é um dos mais interessantes, apesar de não ser um dos maiores papéis que interpretou. Santiago é um tanto ambíguo, um verdadeiro criminoso que desperta a simpatia do espectador.

7 – Cataleya – “Colombiana”

Este não é um filme de grandes pretensões artísticas, mas é justo ressaltar a atuação de Zoe Saldaña como esta deusa da violência. A atriz, sem dúvida, teve que se preparar muito fisicamente para o papel. “Colombiana” fica na memória, principalmente, por suas cenas de ação espetaculares.