6 filmes que retratam movimentos estudantis relevantes

Os movimentos estudantis já conseguiram muitas mudanças de paradigmas ou, pelo menos, fizeram pessoas pensarem, como no caso do famoso Maio de 68, na França (que teve valor apesar da vitória dos conservadores na disputa pelas cadeiras do parlamento logo depois).

No Brasil, as histórias mais marcantes de movimentos estudantis são na luta contra a ditadura militar, que durou de 1964 a 1985.

Mais recentemente estudantes das escolas públicas estaduais de São Paulo se mobilizaram contra uma reorganização no sistema de ensino que já estava em curso por parte do governo e fizeram com que tal mudança fosse adiada e desse lugar a uma discussão sobre o tema.

Veja filmes sobre movimentos estudantis marcantes:

1 – “Ou ficar à pátria livre ou morrer pelo Brasil” (2007) – Silvio Tendler

Neste documentário Silvio Tendler traça perfil cronológico do movimento estudantil brasileiro, desde a década de 30, até a ocupação da sede da UNE no Rio de Janeiro em 2007.

2 – “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil” (2007) – Silvio Tendler

Quase um complemento do filme anterior, tras os registros pessoais de personagens do movimento estudantil.

3 – “Barra 68, Sem Perder a Ternura” (2000) – Vladimir Carvalho

Filme aborda a tensa relação entre estudantes universitários da Universidade de Brasília e o regime militar dos anos 60.

4 – “O Fundo Do Ar é Vermelho” (1977) – Chris Marker

Filme conta as esperanças e decepções geradas pelos movimentos revolucionários de 1968 ao redor do mundo. França, China, Cuba e a Primavera de Praga, na então Tchecoslováquia.

5 – “Os Sonhadores” (2003) – Bernardo Bertolucci

Filme foca a relação de três jovens que vivem a efervescência do movimento de maio de 1968 e aproveitam a liberação sexual.

6 – “Amantes Constantes” (2005) – Philipe Garrell

François, jovem poeta de 20 anos, integra movimento estudantil ao lado dos amigos e participa de barricadas e confrontos com a polícia quando conhece a bela escritora Lille, por quem se apaixona.