
Dezenas de filmes retratam a Alemanha no período do Nazismo, ou Tericeiro Reich (1933 a 1945), durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Hitler tomava conta da Alemanha com sua ideologia de raça superior ou raça ariana. Judeus, homossexuais e soviéticos sofreram nos campos de concentração, situados em locais tomados pelos alemães. Os prisioneiros foram escravizados e obrigados a participar de experimentos bizarros.
Leia também: 7 filmes sobre escritores que você tem que ver
Separamos 5 filmes parta entender um pouco mais sobre o Nazismo e o holocausto:
#1 “O Pianista”
Baseado em fatos reais, o filme retrata as memórias do pianista Wladyslaw (Adrien Brody) durante o período em que a cidade de Varsóvia, onde ele vivia com a família, foi atacada pelos alemães.
#2 “A Vida é Bela”
Por ser judeu, Guido (Roberto Benigni) é levado com a família para um campo de concentração. Para que Giosué, seu filho, não tenha medo da violência no holocausto, Guido diz que tudo não passa de uma competição para ganhar um tanque de guerra.
#3 “O Menino do Pijama Listrado”
Baseado no livro de John Boyne, “O Menino do Pijama Listrado” mostra a história de amizade entre Bruno (Asa Butterfield), filho de um oficial nazista, e Shmuel (Jack Scanlon), um judeu que fica do outro lado da cerca, em um campo de concentração.
#4 “A Menina que Roubava Livros”
O filme é baseado no best-seller de Markus Zusak. Liesel Meminger (Sophie Nélisse) é uma garota que vive em Munique com seus pais adotivos, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Ela aprende a ler e passa seu tempo ajudando a mãe e a esconder um judeu clandestino dentro de sua casa.
#5 “Bastardos Inglórios”
Os “Bastardos” formam um grupo de judeus antinazistas, liderado por Aldo Raine (Brad Pitt), que planeja matar o maior número de nazistas em uma missão. Em outro momento, Shosanna (Mélanie Laurent), uma jovem francesa, depois de presenciar a morte de seus pais, foge dos alemães. Anos depois, em Paris, ela planeja uma vingança contra os nazistas. Foi uma forma que Tarantino encontrou para reescrever a história, fazendo Justiça de forma bem humorada.
#6 “A Lista de Schindler”
Steven Spielberg, de origem judaica, também fez um grande filme sobre o assunto. Vencedor de 7 Oscars (incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro), a Lista de Schindler. Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, comerciante do mercado negro, que se relacionava muito bem com o regime nazista, (era membro do próprio Partido Nazista), mas amava o ser humano e fez de tudo para salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.