6 famosos de Hollywood que abandonaram a cientologia

Desde sua fundação, em 1953, a cientologia desperta interesse de diversos grupos religiosos e governos, que geralmente a classificam como seita, acusando muitos deles de extremistas, intimidadores e intolerantes com os homossexuais.

Muitas tensões internas da cientologia ganharam luz após o lançamento do documentário “ Going Clear: Scientology and the Prison of Belief” (2015), realizado por Alex Gibney para a HBO, revisando o passado de L. Ron Hubbard, fundador da Igreja da Cientologia, além de coletar testemunhos de antigos membros.

Leia também: 10 documentários de 2015 para ficar de olho

Muitos astros de Hollywood chegaram a se tornar adeptos da cientologia. Veja 7 deles que, atualmente, já a abandonaram:

#1 Jeffrey Tambor

O ator e comediante reconhecido por seu papel em “ Arrested Development” (2003) revelou que participou de algumas aulas para se integrar à cientologia, mas decidiu abandonar a religião alegando que, apesar de não ter nada contra a crença, aquilo não era pra ele.

#2 Christopher Reeve

https://www.youtube.com/watch?v=JkxZhbHkVaU

O falecido ator, que alcançou renome mundial por conta do papel mais clássico de “ Super-Homem”, em 1978, havia se inclinado à cientologia em 75. Começou a estudá-la após participar de algumas sessões para iniciantes. Ele passou pouco tempo na igreja, e só deu algumas declarações a respeito no seu segundo livro “ Nothing Is Impossible: Reflections on a New Life”, em que descreve suas dúvidas profundas e o seu ceticismo em relação à fé.

#3 Jeff Conaway

Conhecido pelo papel de Kenickie, em “ Grease: Nos Tempos da Brilhantina” (1978), este ator foi introduzido à religião por John Travolta, tornando-se grande devoto para escapar da depressão que teve por conta de seus problemas com drogas. Assim, Conaway ficou sóbrio e agradeceu à cientologia por isso. No entanto, decidiu sair dela. Em 2011, morreu de forma suspeita, por conta de uma pneumonia agravada por sobredosagem de medicamentos.

#4 Leah Remini

Ela abandonou a igreja de cientologia em julho de 2013, depois de fazer parte dela por mais de 30 anos. A atriz da sitcom “ O Rei do Queens” (1998) disse que já não aceitava mais as limitações sociais que a igreja impunha a seus fiéis. Leah se tornou membro da cientologia por causa de sua mãe, que frequentava a igreja desde 1970.

#5 Jason Beghe

 
O ator de “ Heróis Contra o Fogo” (2012) abandonou a religião em 2008, depois que ouviu membros dizerem que o acidente de carro que sofreu foi por conta de sua amizade com um homossexual. Beghe ficou receoso; não sabia se estava sendo ameaçado, ou se os cientólogos nutriam um ódio cego pelos gays. Assim, ele abandonou a igreja e passou a se tornar um de seus principais detratores, comparando-a a um culto maligno.

#6 Paul Haggis

O diretor e roteirista, famoso por ganhar o Oscar do filme “ Crash – No Limite” (2004), abandonou a cientologia em 2009, depois de 34 anos. Haggis ficou decepcionado quando descobriu que a igreja se negou a reconhecer os direitos matrimoniais dos gays, alegando que a cientologia faz lavagem cerebral, abusando da violência psicológica e de trabalhos forçados em situações humilhantes.