6 documentários sobre músicos que foram indicados ao Oscar

A vida das personalidades da música sempre despertou curiosidade. Muitos se envolvem em polêmicas, escândalos ou são simplesmente geniais no que fazem, e quem se aproveita disso é o cinema, com filmes e documentários que exploram a trajetória de músicos e bandas. Os últimos anos têm sido grandiosos para os documentários sobre o tema. Foram lançados diversos títulos, tanto sobre os bastidores quanto sobre famosos, muitos deles aclamados pela crítica. Em 2016, dois dos indicados a Melhor Documentário no Oscar são sobre música, e em anos anteriores o ganhador na categoria também tratava do tema. Conheça a seguir 6 documentários sobre músicos que já foram indicados ao prêmio.

“Amy”

A cantora britânica Amy Winehouse teve sua vida exposta nas manchetes dos jornais, de tantas polêmicas em que se envolvia. Sua voz poderosa fez dela um ícone, e Amy morreu cedo, aos 27 anos. O documentário que leva seu nome mostra ao público a pessoa por trás das polêmicas. O vasto material apresentado, com vídeos caseiros e depoimentos de pessoas próximas, nos apresenta não só a verdadeira Amy, mas dá uma ideia do quanto o mundo das celebridades pode ser cruel. O documentário, lançado em 2015, concorre à estatueta no Oscar deste ano.

“What Happened, Miss Simone?”

O documentário produzido pela Netflix, também indicado ao Oscar de 2016, celebra a vida da cantora e ativista Nina Simone, morta em 2003. Considerada incompreendida por muitos, o público tem a chance de conhecê-la melhor, por meio de gravações inéditas e vídeos raros. Em um dos trailers, Nina aparece cantando uma música em homenagem a Martin Luther King, grande ativista pelo direitos civis nos EUA, assassinado nos anos 60.

“Buena Vista Social Club”

Indicado ao Oscar em 2000, o documentário se inspirou no disco homônimo, gravado pelo músico norte-americano Ry Cooder com os melhores artistas de Cuba. O diretor Wim Wenders resolve voltar a Havana, onde o disco foi gravado, para documentar a relação de Cooder com o resto do grupo. Eles fizeram shows em Amsterdã e Nova York. O filme acaba resgatando grandes nomes da música cubana, que já haviam caído no esquecimento.

“Procurando Sugar Man”

O filme é sobre o músico Sixto Rodriguez, cantor de folk dos anos 70 que, sem sucesso nos Estados Unidos, foi para a África do Sul, onde se tornou um ídolo local. Porém, alguns anos depois, ele simplesmente desapareceu. Na década de 90, um grupo de fãs resolve investigar o paradeiro do músico, o que virou o documentário que levou o Oscar em 2013. Após o sucesso do filme, a obra de Sixto Rodriguez se popularizou tanto que reacendeu problemas judiciais sobre direitos de suas músicas.

“A Um Passo do Estrelato”

Não só os músicos famosos que merecem ter sua história contada. O documentário acompanha a vida das “backing vocals”, as vozes de apoio de bandas de sucesso que quase nunca tem seus nomes reconhecidos. Ele investiga também como elas são vistas no mercado musical, e por que não quiseram trilhar uma carreira solo. Depoimentos de grandes artistas, como Mick Jagger e Bruce Springsteen, mostram o outro lado do trabalho dessas cantoras, injustamente esquecidas pelo público.

“Woodstock”

O festival de música mais icônico da história poderia render centenas de filmes. O documentário, vencedor do Oscar de 1971, mostra os bastidores de Woodstock, a efervescência cultural da época e os shows marcantes de artistas como Jimi Hendrix e The Who. Era tanto assunto para entrar no filme que o diretor tinha 120 horas de material para selecionar, e o resultado final ficou com pouco mais de 3 horas de duração.