Não é de hoje que Hollywood vive de remakes e de resgatar franquias antigas. Se o advento do 3D não salvou a indústria, o que a mantém em pé é a memória afetiva que muitos fãs têm por alguns títulos, personagens e histórias. Basta pensar que dois dos filmes de maior sucesso em 2015 são as sequências de “Mad Max” e “Star Wars”. E aqui não vai uma crítica, apenas a constatação de um fato: os campeões de gosto do público são personagens e enredos já conhecidos.
Com a cabeça voltada naturalmente para o lucro, Hollywood prepara sequências e refilmagens para 2016 que vão te fazer perder a fé na indústria dos EUA:
# 5 Jumanji (1995)
A Sony Pictures anunciou em agosto de 2015 seus planos de fazer um remale de “Jumanji”, com planos de estreia para dezembro de 2016. A reação da opinião pública foi negativa, não apenas porque a ideia da refilmagem é desnecessária, mas também porque o anúncio foi feito poucos dias depois da morte de Robin Williams, presente no filme de 1995, o que soa insensível e oportunista. Difícil acreditar que este remake terá sucesso e mais: que não vai estragar o carinho que muitos têm pelo filme.
#4 Amnésia (2000)
Uma produtora aparentemente nova chamadaAMBI Pictures comprou os direitos de “Amnésia”, segundo longa do cultuado diretor Christopher Nolan. Em novembro de 2015 a produtora confirmou seus planos de fazer o remake, argumentando que a ideia era “manter-se fiel à visão de Christopher Nolan e fazer um filme tão “memorável, arriscado, icônico e digno de prêmios como o original”.
A questão é: qual a razão de refazer um filme que atingiu todos estes pontos há apenas 15 anos? E outra: se conseguiu, é porque, na época, era algo original. A premissa do roteiro e a forma de narrativa são suas principais qualidades. Qual a graça de ver um remake em que já se sabe o que esperar?
#3 Comando para Matar (1985)
Um dos filmes de ação mais lembrados dos anos 80, pertencente ao subgênero “Exército de Um Homem Só”, que se converteu em clássico por conta de ser divertido e um pouco exagerado.
#2 O Fugitivo (1993)
A Warner Bros anunciou em maio de 2015 seus planos de revisitar “O Fugitivo”, o filme protagonizado pelo fugitivo Harrison Ford (acusado de um crime que não cometeu) e o agente Tommy Lee Jones.
Ainda não se sabe se será uma nova sequência (já houve uma em 97, mas sem Harrison Ford, ruim) ou remake. Mas dá para esperar que não estará à altura da original.
#1 “Duro de Matar: Ano 1”
Em outubro de 2015, Fox fechou um acordo com o produtor Lorenzo di Boaventura e o diretor Len Wiseman para que se encarreguem de um novo filme da franquia, que começou em 1988 e nos apresentou o policial durão John McClane (Bruce Willis).
O primeiro fez história, mas as sequências não foram assim tão memoráveis. Por conta disso, a ideia dos produtores é fazer uma prequela da história do primeiro filme, em 1979, em que McClane é um jovem recém-chegado ao Departamento de Polícia de Nova York. Ou seja, tal filme pode até oferecer um fator novidade, pois, em tese, seria possível ver os passos que levaram McClane a se tornar o policial que conhecemos, mas pode, claramente, ter um comportamento muito diferente do que vimos, já que o começo da fase adulta é quando definimos mais nossa personalide.