O mercado financeiro sempre gerou curiosidade, além de ótimas histórias. É um cenário que envolve a cobiça, muito dinheiro e um trabalho arriscado, que já foi abordado de várias formas, entre filmes e documentários. O tema mais recorrente dentro deste universo é a crise econômica de 2008, que rendeu diversas produções que buscam analisar os bastidores de um dos piores eventos financeiros dos últimos tempos.
O filme mais recente que trata do assunto é “A Grande Aposta”, que concorre ao Oscar de Melhor Filme em 2016 e trata de quatro investidores de Wall Street envolvidos com as hipotecas da bolha imobiliária de 2008. Para amenizar os termos técnicos, o diretor Adam McKay adapta o tema para a comédia, a fim de tornar a compreensão mais fácil. É nisso que vários filmes sobre o assunto se baseiam, o entendimento do público sobre um fato que, querendo ou não, faz parte de suas vidas, especialmente dos norte-americanos.
Confira a seguir 5 filmes que também falam sobre o mercado financeiro.
Veja também: 5 curiosidades sobre o estrelado “A Grande Aposta”
“Margin Call: O Dia Antes do Fim”
O filme conta com um elenco de peso, com nomes como Kevin Spacey e Demi Moore, e mostra uma empresa de investimentos no início da crise de 2008. Após uma demissão em massa, um funcionário descobre uma análise que mostra que a empresa beira a falência, o que provoca euforia e diversas reuniões de emergência para tentar impedir os danos.
“Trabalho Interno”
O documentário, dirigido por Charles Ferguson e narrado por Matt Damon, é um dos mais completos sobre o assunto. Resultado de muitas pesquisas e entrevistas com pessoas relacionadas, ele busca desvendar a rede de mentiras que levou à crise de 2008, colocando muitos dos entrevistados em saia justa. Ferguson parte da tese de que o alto escalão de Wall Street sabia dos riscos que estava correndo, e não fez nada para impedir que o mercado quebrasse. “Trabalho Interno” ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2011.
“O Lobo de Wall Street”
https://www.youtube.com/watch?v=C0FSv6yMzls
O filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), corretor de Wall Street que investe em um negócio vantajoso e enriquece rapidamente, enquanto se dedica ao prazer. A depravação absoluta que toma conta da vida de Belfort e seus colegas é mais uma faceta dos bastidores do mercado financeiro. O aclamado diretor Martin Scorsese ousa ao mostrar a vida de excessos dos “novos ricos” de Wall Street, e recebeu cinco indicações ao Oscar de 2014, mas não faturou nenhum.
“Wall Street – Poder e Cobiça”
O longa de 1987 se afasta da temática da crise financeira, mas escancara as medidas ilegais e imorais tomadas pelos corretores de Wall Street para atingir seus objetivos. Com Michael Douglas e Charlie Sheen como protagonistas, o filme mostra os perigos do mundo das finanças, que envolve várias polêmicas desde antes da década de 80.
“Capitalismo: Uma História de Amor”
Michael Moore, conhecido por documentários polêmicos como “Tiros em Columbine”, traz uma crítica pesada ao capitalismo, mostrando como ele corrompeu os ideais de liberdades previstos na Constituição norte-americana. Cheio de entrevistas polêmicas, o filme abrange um longo período da história dos Estados Unidos, desde Ronald Reagan até Barack Obama.

