5 curiosidades sobre “Brooklyn”, romance indicado a três Oscars

por | jul 26, 2016 | Filmes

Ainda sem data confirmada de estreia no Brasil, “Brooklyn”, dirigido por John Crowley, é um romance sobre uma jovem imigrante irlandesa dividida entre dois amores: um descendente de italianos no Brooklyn, em Nova York, e um irlandês em sua terra natal. A história se passa na década de 50. A seguir, mais informações sobre a produção, indicada a três Oscar: melhor filme, melhor atriz e melhor roteiro adaptado.

#5 – Craque da literatura moderna

O roteiro de “Brooklyn” ficou a cargo do escritor inglês Nick Hornby, acostumado a ver suas próprias obras adaptadas para a telona, como “Alta Fidelidade” e “Um Grande Garoto”. Desta vez, no entanto, Hornby criou o roteiro adaptando o livro homônimo de outro ator, o irlandês Colm Tóibín.

#4 – Deu certo

O roteiro adaptado garantiu a Hornby sua segunda indicação ao Oscar. A primeira ocorreu pelo roteiro de “Educação” (2009).

#3 – Atriz precoce

Eilis, a protagonista do filme, é interpretada pela atriz Saoirse Ronan, que nasceu nos Estados Unidos e cresceu na Irlanda. Ela concorre ao Oscar de melhor atriz pelo papel. Em 2008, quando tinha apenas 13 anos, ela concorreu como melhor atriz coadjuvante por “Desejo e Reparação”.

#2 – Agonia da distância

O triângulo amoroso narrado no filme serve como pano de fundo para outro drama, o da imigração e da difícil adaptação em outros países.

#1 – Ruivo carismático

Um dos pares românticos de  Eilis é interpretado pelo ator irlandês Domhnall Gleeson, que participou da saga “Harry Potter” e do sucesso “Questão de Tempo”, de 2013.