Morte durante as filmagens ou apenas requisitos da trama. Alguns atores foram recriados digitalmente nas telonas. Apesar do “vale da estranheza”, termo que se refere ao estranhamento que sentimos ao ver um humano feito por computação gráfica, ótimos resultados surgiram e entraram para a história do cinema. Confira 5 atores que foram substituídos por efeitos especiais:
Atores substituídos por efeitos especiais
#1 Philip Seymour Hoffman
O ator de 46 anos teve uma overdose e morreu no início de 2014, atrapalhando as gravações do último filme da saga “Jogos Vorazes”, dividido em duas partes. Apenas metade da participação do veterano havia sido filmada, o que forçou a equipe a recorrer aos efeitos visuais.
A técnica utilizada recriou digitalmente o rosto de Philip Seymour Hoffman por meio de pessoas com aparências físicas semelhantes. Apesar do resultado satisfatório, o supervisor de efeitos especiais do longa, Rob Legato, lamentou ser “muito difícil recriar a capacidade de atuação de Hoffman.”
#2 – Paul Walker
Durante uma folga nas filmagens de “Velozes e Furiosos 7”, o astro Paul Walker sofreu um acidente de carro enquanto se deslocava para um evento beneficente. Após uma pausa na produção, a equipe teve que reescrever diálogos e o destino do personagem no filme.
Os irmãos mais novos do ator serviram como dublês de corpo nas cenas em que não era necessário mostrar o rosto de Paul, enquanto os efeitos digitais cuidaram de recriar os traços e expressões faciais.
#3 Jeff Bridges
“Tron: uma odisseia eletrônica” entrou para a história do cinema como o primeiro filme a utilizar computação gráfica. Assim como seu sucessor, “Tron: o legado”, também contou com a mais alta tecnologia de efeitos da época. Jeff Bridges foi rejuvenescido digitalmente para interpretar o clone CLU que, na trama do filme, não havida envelhecido desde 1982. O resultado agradou fãs e críticos, mas recebeu a aprovação mais importante: a da mulher de Jeff Bridges. Segundo o ator, ela “gostou muito da versão mais jovem”.
#4 Oliver Reed
Durante a pós-produção do épico “Gladiador”, a equipe de efeitos visuais deparou-se com dois grandes problemas: recriar o Coliseu romano e a atuação de Oliver Reed. O ator teve uma morte repentina durante o período de gravações. A solução foi sobrepor a recriação digital do rosto do ator com filmagens dos dublês e sequências já filmadas.
#5 – Brandon Lee
Nas filmagens da última cena do filme “O Corvo”, na qual o personagem de Brandon Lee era assassinado, uma bala de verdade foi colocada na arma disparada contra o ator, que não sobreviveu. A partir daí, lendas e teorias surgiram criando um tom de misticismo muito grande em volta do filme.
Alguns dizem que a cena que foi para a versão final da película é a morte real do ator. Segundo a equipe de produção, a cena foi refilmada com um dublê e teve adições de closes do rosto do ator de cenas anteriores.