4 filmes de Bruce Lee que todo fã de artes marciais deve assistir

Quem já assistiu aos filmes de Bruce Lee sabe muito bem: não há melhor ator ou melhor lutador de artes marciais. (Nem mesmo Chuck Norris chega a seus pés – tanto que em um dos filmes mencionados, o ator norte-americano tomou uma surra do mestre do kung-fu.)

Sua carreira infelizmente não foi tão ampla: por mais que tenha muitos filmes que mencionam Lee, inclusive alguns póstumos, são quatro, e somente estes quatro, que realmente definiram sua carreira e representam o grandioso legado que ele representa para a indústria cinematográfica.

Leia também: Os 7 melhores vilões dos filmes de artes marciais

Bruce Lee nasceu em Hong Kong e morreu aos 33 anos, em 1973, por um edema cerebral causado por hipersensibilidade a um ingrediente do Equasegic, recomendado a pacientes que sofrem de problemas musculares.

Ele realmente faz muita falta – tanto que os filmes do gênero estão cada vez mais carentes de seus golpes, sua dramaticidade e sua perspectiva.

Confira os filmes de Bruce Lee que você DEVE assistir para se encantar com as artes marciais:

#1 “Operação Dragão”

“Operação Dragão” foi um grande marco na carreira de Bruce Lee. Foi lançado nos cinemas de Hong Kong seis dias após sua morte, em 26 de julho de 1973, e se destaca por encarar o kung fu de forma filosófica. Curiosidade: um jovem Jackie Chan trabalhou como dublê no filme.

Leia também: 5 atores que acabaram feridos em nome da arte

#2 “Dragão Chinês”

Quando foi lançado, em 1971, “Dragão Chinês” foi o filme mais rentável já produzido em Hong Kong, responsável por levar a fama de Bruce Lee ao Ocidente. Com direção de Lo Wei, o filme conta a trajetória de um rapaz que se mudou para Bangcoc para trabalhar numa fábrica de gelo com seus primos, até descobrir que o proprietário é chefe do tráfico local.

#3 “A Fúria do Dragão”

Uma das grandes mensagens deste filme é ‘ tenha orgulho de si próprio’, mas uma das intenções de Bruce Lee e o diretor, Lo Wei, era falar sobre o orgulho de ser chinês. No filme, o velho mestre de kung fu do personagem de Lee morre em condições misteriosas. Além de lidar com isso, ele tem que investigar o motivo das tensões sociais que ocorrem em Xangai.

#4 “O Voo do Dragão”

Além de atuar, Bruce Lee roteirizou, dirigiu e coproduziu este filme que representou certa ‘leveza’ se comparado aos anteriores. Uma das cenas mais clássicas é a luta contra um peludo Chuck Norris, ainda pouco conhecido em Hollywood, mas que deu muito trabalho ao mestre do kung-fu.

Leia também: Ninguém mandou mexer com eles! Sete filmes de ação típicos dos anos 80