A década de 1990 nos presenteou com grandes produções do cinema que marcaram época e que continuam nos nossos corações até hoje. Do revolucionário “Titanic” até “O Rei Leão”, não foram poucos os filmes que fizeram todo mundo se apaixonar há alguns anos atrás. Relembre os melhores – provavelmente você se lembra bem da maioria.
Melhores filmes dos anos 90
“Edward Mãos de Tesoura” (1990)
O filme apresentou um dos personagens mais icônicos do cinema – uma espécie de Frankenstein interpretado por Johnny Depp. No longa, Edward tem lâminas no lugar da mão, o que o torna extremamente desajustado.
Dirigido por Tim Burton, o filme tem outros nomes muito famosos no elenco, como Winona Ryder, Anthony Michael Hall e Dianne West. É um verdadeiro clássico da Sessão da Tarde – e é quase impossível não parar para assisti-lo.
“Esqueceram de Mim” (1990)
Um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde já está perto de completar 30 anos. O filme que tornou Macaulay Culkin uma das crianças mais famosas do cinema conta a história do pequeno Kevin, esquecido em casa quando a família sai para viajar.
Além de Culkin, o filme tem outros atores bem conhecidos no elenco, como Daniel Ster, Catherine O’Hara e John Heard. A franquia ainda ganhou outros episódios e é um dos clássicos do Natal.
“Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros” (1993)
Uma das ficções científicas mais amadas do cinema, o filme dirigido por Steven Spielberg levou 3 troféus no Oscar de 1994 e até hoje é referência no gênero. Não tem quem não lembre do parque temático de dinossauros, construído por um cientista a partir de amostras de DNA – e que, claro, sai do controle.
O filme fez tanto sucesso que rendeu uma longa e bem-sucedida franquia. Mais recentemente, a história ganhou uma nova versão, “Jurassic World”, estrelada por Chris Pratt (“Guardiões da Galácia”) e Bryce Dallas Howard (“Black Mirror”). O reboot deu tão certo que já tem novos episódios à vista.
“Uma Linda Mulher” (1990)
O inesquecível romance protagonizado por Julia Roberts e Richard Gere também marcou a geração dos anos 90. No filme, o empresário Edward se perde em Los Angeles e acaba encontrando Vivian, uma prostituta contratada por ele para acompanhá-lo durante alguns dias. Com a convivência, os dois acabam se apaixonando.
“As Patricinhas de Beverly Hills” (1995)
Outro clássico da Sessão da Tarde, a comédia tinha como protagonista Alicia Silverstone no papel da patricinha Cher, que apesar de fazer o estereótipo superficial, é sagaz e inteligente. Além da atriz, o filme contava também com Paul Rudd (“Homem-Formiga”) e Brittany Murphy (“Grande Menina, Pequena Mulher”).
“Titanic” (1997)
Um dos romances mais famosos do cinema fez muita gente chorar na década de 1990. O drama acompanha a história trágica de Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio) a bordo do histórico navio que afundou ao colidir com um iceberg.
Indicado a 14 Oscars e vencedor de 11 – incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para James Cameron –, “Titanic” fez história e, na época, foi o filme mais caro a ser produzido, com um orçamento de 200 milhões de dólares.
“Os Bons Companheiros” (1990)
Quem gosta de filmes de gângster, com certeza se lembra de “Os Bons Companheiros”. Estrelado por Robert DeNiro, Ray Liotta e Joe Pesci (que levou um Oscar), a história acompanha a ascensão e a queda dos três criminosos, ambientada em uma Nova York sombria e violenta.
“Clube da Luta” (1999)
Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter e Jared Leto estrelaram o drama que acompanha a história do executivo Jack, que, insatisfeito com sua vida, começa a frequentar um grupo peculiar no qual homens se encontram para extravasar suas emoções por meio de brigas violentas.
“Pulp Fiction” (1994)
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o filme acompanha histórias diferentes e entrelaçadas, protagonizadas pelos assassinos profissionais Vincent Vega (John Travolta), Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) e pelo pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis).
“O Sexto Sentido” (1999)
Não é à toa que “eu vejo gente morta” se tornou uma das frases mais icônicas do cinema. O suspense deixou muita gente chocada com uma reviravolta daquelas, estrelada por Bruce Willis, Haley Joel Osment e Toni Collette.
Na trama, Bruce Willis é um terapeuta que tenta ajudar o pequeno Cole a descobrir o que está por trás das visões que ele têm com espíritos. O desfecho é impressionante e até hoje é lembrado como um dos filmes mais emblemáticos da época.
“O Silêncio dos Inocentes” (1991)
Vencedor de 5 Oscars, o suspense protagonizado por Anthony Hopkins e Jodie Foster é inspirado na obra literária de Thomas Harris e apresentou um dos vilões mais icônicos do cinema. No filme, o psiquiatra Hannibal Lecter é um canibal, procurado por uma agente do FBI para ajudar na captura de um serial killer.
“Toy Story” (1995)
Uma das franquias mais bem-sucedidas da Pixar estreou na década de 90 e faz sucesso até hoje. A história dos brinquedos que ganham vida quando os humanos não estão olhando até ganhará um novo filme, que estreia em 2019. Até quem era adulto se apaixonou pela trama!
“Ghost: Do Outro Lado da Vida” (1990)
O drama protagonizado por Demi Moore e Patrick Swayze é, sem dúvidas, um dos recordistas da Sessão da Tarde e acompanha um romance sobrenatural entre Molly e Sam, que está morto e começa a se comunicar com a jovem em espírito. A música “Unchained Melody”, do grupo Righteous Brothers, ficou marcada para sempre como a música de “Ghost”.
“Beleza Americana” (1999)
Um dos filmes mais populares de 1999, “Beleza Americana” acompanha a história de um homem de meia-idade que, em crise, se apaixona por uma adolescente, a melhor amiga da filha dele.
“Forrest Gump: O Contador de Histórias” (1994)
É impossível de falar cinema nos anos 90 sem citar “Forrest Gump”! Vencedor de seis Oscar, incluindo Melhor Filme, o drama acompanha Forrest (Tom Hanks), um homem simples que, pelo acaso, fez parte de momentos históricos importantes e conta esses eventos por aí.
“Matrix” (1999)
Uma das obras de ficção científica mais importantes do cinema, “Matrix” é uma referência até hoje. O filme apresenta um futuro distópico em que a realidade é apenas uma simulação. Até hoje, tem gente que ainda não entendeu muito bem a história!
“Cães de Aluguel” (1992)
Grande representante do gênero Assalto, o filme acompanha a vida de um criminoso, que reúne outros 6 bandidos para arquitetar um roubo de diamantes. No entanto, eles não sabem nada uns sobre os outros e, quando o roubo dá errado, começam a suspeitar que há um traidor ali no meio.
“O Rei Leão” (1994)
Um dos maiores filmes da Disney, “O Rei Leão” conquistou as crianças da década de 1990 com a história do leãozinho Simba, que precisa aprender a sobreviver após a morte do pai, arquitetada pelo vilão Mufasa. O filme fez tanto sucesso que ganhará uma versão live-action em 2019.
“10 Coisas Que Eu Odeio em Você” (1999)
Se você era adolescente nos anos 90, provavelmente adorou essa comédia romântica. O filme conta a história de Katharina (Julia Stiles) que, pressionada pela irmã para arranjar um namorado, acaba se envolvendo com o misterioso Patrick (Heath Ledger), contratado para seduzi-la.
“Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999)
O drama estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant acompanha a história de uma famosa atriz de cinema que, tentando se passar por anônima, acaba entrando em uma pequena livraria, onde acaba conhecendo o dono e os dois se apaixonam.
“A Lista de Schindler” (1991)
Vencedor de 7 Oscars, o filme é ambientado na Alemanha nazista e conta a história de um empresário que decide salvar centenas de judeus ao empregá-los em sua fábrica. Em 2007, o American Film Institute elegeu “A Lista de Schindler” como um dos melhores filmes já feitos na história.
“Meu Primeiro Amor” (1991)
Fofíssimo, o filme conta a história do inocente amor entre Vada (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos, e Thomas (Macaulay Culkin), um garoto frágil e alérgico a tudo. Juntos, os dois fazem de tudo para separar o pai de Vada de sua nova namorada, de quem a menina tem ciúmes.
“De Olhos Bem Fechados” (1999)
Tom Cruise e Nicole Kidman foram um casal na vida real e nas telas, no filme dirigido por Stanley Kubrick. Quando Alice diz que está apaixonada por outro homem, seu marido, Bill, sai desnorteado pelas ruas e acaba indo parar em uma reunião secreta dentro de uma mansão afastada da cidade.
“Debi & Loide: Dois Idiotas em Apuros” (1994)
A comédia pastelão acompanha a história de uma dupla atrapalhada que se mete em várias confusões durante uma viagem inesperada. O filme ficou famoso na década de 1990 e era estrelado por Jim Carrey e Jeff Daniels.
“Entrevista com o Vampiro” (1994)
A memorável parceria entre Tom Cruise e Brad Pitt marcou época. Inspirado na obra literária de Anne Rice, o filme conta a história de Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um viúvo que, com a ajuda do sombrio Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), se torna um vampiro.
“American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível” (1999)
Um dos maiores ícones do gênero “besteirol”, o primeiro filme de American Pie estreou no finalzinho dos anos 90 e conta a história de quatro amigos que fizeram um pacto para perder a virgindade até seu baile de formatura.
“O Resgate do Soldado Ryan” (1998)
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o drama acompanha a missão de resgate comandada por John Miller (Tom Hanks). Junto ao soldado Ryan (Matt Damon), o capitão precisa enfrentar um ataque alemão, que coloca em risco a vida de todo o seu batalhão.
Cheio de indicações ao Oscar, o drama dirigido por Steven Spielberg levou 5 estatuetas e, até hoje, é aclamado pela crítica.
“À Espera de Um Milagre” (1999)
Tom Hanks interpreta um chefe de prisão que começa a desenvolver uma relação peculiar com um dos prisioneiros que está no corredor da morte. Aos poucos, eles descobrem que o homem condenado tem dons milagrosos.
“O Quinto Elemento” (1997)
Em um futuro supertecnológico, Bruce Willis representa um motorista de táxi designado a salvar o universo das garras de um perigoso demônio. Para isso, ele precisa encontrar quatro pedras antigas e reuni-las ao quinto elemento, uma misteriosa mulher interpretada por Milla Jovovich.
“Velocidade Máxima” (1994)
Protagonizado por Keanu Reeves e Sandra Bullock, o filme de ação deixou muita gente sem fôlego ao contar a história do casal na missão de desativar uma bomba programada para explodir caso o ônibus em que eles estão diminua a velocidade.
“A Bela e a Fera” (1991)
O clássico conto de fadas da Disney estreou no cinema em 1991, narrando a fábula de um príncipe que foi amaldiçoado e transformando em uma terrível fera. O romance entre ele e Bela foi adaptado diversas vezes e, mais recentemente, a princesa foi interpretada por Emma Watson (“Harry Potter”).
“A Vida É Bela” (1997)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o drama italiano acompanha a história do judeu Guido (Roberto Benigni), quando ele e seu filho são levados a um campo de concentração nazista. Lá, ele tenta proteger o menino da terrível verdade, usando a imaginação para fazê-lo acreditar que eles estão participando de uma brincadeira.
“Matilda” (1996)
Uma das personagens mais queridinhas dos anos 90, Matilda (Mara Wilson) é uma garotinha prodígio com poderes especiais, que se une à professora da escola para se livrar de seus pais negligentes e da terrível diretora Trunchbull (Pam Ferris).
“A Família Addams” (1991)
Com objetivo de roubar a fortuna dos Addams, o advogado da família descobre que o filho dele se parece com o irmão perdido de Gomez (Raul Juliá) e o infiltra na casa, para que ele receba parte da herança. O que eles não sabiam é que os Addams são uma família muito macabra e peculiar.
“Louca Obsessão” (1990)
Inspirado na obra de Stephen King, o suspense conta a história de Paul Sheldon (James Caan), um escritor que sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que diz ser sua maior fã. O problema é que ao descobrir que ele matará sua personagem favorita, a mulher fica insana e decide aprisioná-lo.
“O Máskara” (1994)
Um dos papéis mais icônicos de Jim Carrey, o Máskara fez sucesso entre as principais comédias dos anos 90. No filme, Stanley é um homem tímido que vê sua ver ser completamente transformada quando ele encontra um artefato mágico. Ao colocar a máscara de madeira no rosto, Stan dá vida a uma personalidade completamente diferente e bem excêntrica.
“Um Sonho de Liberdade” (1994)
Ambientado na década de 40, o drama conta a história de um jovem banqueiro, que é preso injustamente por um crime que não cometeu. Lá, ele conhece figuras importantes da cadeia, como um agente penitenciário corrupto e um capitão cruel, além de outro prisioneiro que comanda o local.
“O Poderoso Chefão Parte III” (1990)
O capítulo final da saga da família Corleone estreou no início da década de 1990, encerrando a história de máfia mais famosa do cinema. A esta altura. Michael (Al Pacino) já está velho e tenta “limpar” o nome da família. No entanto, seus planos são atrapalhados quando outro mafioso tenta dominar uma área que antigamente era dominada por Don Vito Corleone (Marlon Brando).