28 filmes que você precisa assistir pelo menos duas vezes para entender

imdb

Todo mundo que adora assistir filme gosta de finalizar a sessão com uma sensação diferente, seja ela emocionante, alegre ou questionadora. Afinal, toda boa cena mexe com a gente de alguma forma. No entanto, sabemos que é um pouco perturbador quando não conseguimos entender de primeira o filme.

Por realmente serem complicado, selecionamos uma lista de 28 filmes que a maioria das pessoas precisa assistir pelo menos duas vezes para entender e não deixar passar nenhuma informação. Detalhe: alguns precisam ser vistos mais de três ou quatros vezes. Você já pode preparar um grande balde de pipoca e se preparar!

1. Clube da Luta (1999)

Um trabalhador de escritório que tem muita insônia e um fabricante de sabonete resolvem criar um clube de luta clandestina que evolui para algo muito maior. Esse filme têm razões óbvias para ser assistido novamente. Além de ser uma ótima história, a última reviravolta envolvendo a verdadeira identidade de Tyler traz muito conteúdo para ser visto diversas vezes.

A história deste filme é muito bem contada através do uso da narração da atuação física dos atores principais: Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter . O Clube da Luta é mais uma história que pede para ser descoberta, mas se esconde dos espectadores através do uso de mensagens subliminares.

2. 12 Macacos (1995)

O filme mostra um mundo futuro devastado por doenças. Nesta história, um condenado é enviado de volta no tempo para coletar informações sobre o vírus produzido pelo homem que destruiu a maior parte da população humana do planeta.

Além disso, o filme foi indicado ao Oscar e também ao Globo de Ouro, que ganhou em melhor ator coadjuvante com Brad Pitt . Para você ter uma ideia, ficou tão bom que o filme já foi adaptado em uma série recente.

3. A Ilha do Medo (2010)

“A Ilha do Medo” está na lista dos mais confusos da história. Esse é um tipo de filme que precisa ser visto mais de três vezes e é cheio de pistas imperceptíveis que precisam ser percebidas com muita atenção. Em 1954, o detetive Teddy Daniels investiga o desaparecimento de uma assassina, que fugiu de um hospital psiquiátrico e provavelmente está foragida na remota Ilha Shutter.

O personagem de Leonardo DiCaprio fica visivelmente incomodado e maluco em teorias de conspiração sobre comunistas e como eles estão fazendo experimentos em pessoas com cirurgias no cérebro. No entanto, nada daquilo é real e DiCaprio é de fato um paciente e tem sido há anos. Dá pra se confundir muito fácil, viu?

https://giphy.com/gifs/scary-female-6kwZe7EbKLKEg

4. A Origem (2010)

DiCaprio aparece mais uma vez nesta lista – agora, na pele de Don Cobb, que é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo.

“A Origem” mergulha em sonhos dentro dos sonhos e mais sonhos e, portanto, é bem difícil de entender se o que está acontecendo é real ou não. No entanto, na primeira vez assistindo esse filme, já fica bem claro que a intenção é exatamente essa!

5. A Chegada (2016)

No longa, a atriz Amy Adams interpreta uma linguista contratada pelo governo para intermediar a relação com uma das 12 naves alienígenas que pousaram na Terra, e determinar suas intenções.

Esse filme é baseado em um conto do escritor Ted Chiang, que é uma ficção científica do melhor tipo possível. A história é capaz de fugir do óbvio e trazer hipóteses pouco conhecidas sobre esse lado da ciência.

6. O Lagosta (2015)

Esse filme foi indicado ao Oscar como Melhor Roteiro Original e já mostra que veio pra ficar e confundir a mente de muita gente! A verdadeira questão desse filme não se encontra na história que é contada, mas sim em como ela é mostrada e principalmente as interpretações que podemos tirar, que são várias.

Tudo começa com o personagem David sendo levado a um hotel, onde passará por uma espécie de testes com outros solteiros para encontrar uma nova esposa em 45 dias. Permanecer solteiro é proibido por lei, e caso ele não encontre um novo amor, será transformado em um animal de sua escolha, no caso, um lagosta.

7. Birdman: A Inesperada Virtude da Ignorância (2014)

Trata-se de uma crítica gigantesca ao mundo das celebridades, daqueles tipos de filmes inteligentes que aparecem de cinco em cinco anos. Além disso, apresenta distintos temas para a reflexão do espectador.

Não é um filme fácil de entender, mas é nesse ponto que está o seu mérito, pois exige que o espectador não apenas “compre” as mensagens trazidas de bandeja no filme, e sim, que vá atrás delas.

8. Psicose (1960)

Como a maioria já sabe, Psicose” é um dos maiores clássicos da história do cinema. Mas, isso não tira o fato de ter muitos elementos para prestar atenção, e por isso, acaba sendo interessante assistir com mais atenção pela segunda vez.

Só para você ter uma ideia, a assustadora sequência do chuveiro foi filmada ao longo de três dias, contém mais de 50 cortes e o sangue é de chocolate. É um belo filme pra assistir com tempo!

9. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

No geral, o filme é sobre a evolução e a exploração da humanidade. Esses dois assuntos já deixam facilmente o filme bem importante e com diversas questões para discutir.

“2001: Uma Odisseia no Espaço” deve ser visto várias vezes para ser apreciado em todos os níveis. Não apenas porque o filme é um clássico, mas por causa da profundidade e alcance do que está tentando ser abordado.

10. Donnie Darko (2001)

Donnie Darko é um adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos.

O filme é bem complicado e pode ser interpretado sob diferentes formas. É preciso ver várias vezes para compreendê-lo, é possivelmente um dos filmes mais confusos dos últimos tempos.

11. O Sexto Sentido (1999)

Esse filme está na lista daqueles que você, com certeza, deve ver de novo. Bruce Willis interpreta um psicólogo que vai ajudar um menino que não consegue lidar com o fato de ver pessoas mortas.

O filme continua em um ritmo bem tenso até o final, em que é revelada grande sacada. Por isso, vale a pena rever e observar todas as cenas com mais cuidado, desta vez já sabendo o plot twist do final.

12. O Sétimo Selo (1957)

O filme é o questionamento que todos nós fazemos a respeito da morte. E se nós a encontrássemos, o que diríamos? A história propõe um jogo com a morte e faz dela uma metáfora que nos faz refletir sobre a vida.

Este filme é daqueles socos na boca do estômago. Faz-nos ver o quanto somos ignorantes e impotentes diante de algo na vida de todos nós: a morte. É um filme bem inteligente e com diversos questionamentos. Um clássico!

13. A Bruxa (2015)

O filme acompanha uma família que, logo no início da projeção, é expulsa do pequeno vilarejo que habita por razões que não ficam totalmente claras, mas que parecem uma resposta à interpretação extremada que o patriarca William faz da Bíblia e da própria fé cristã.

Existe um enigma aliado com uma paranoia alimentada desde o início de “A Bruxa” que se faz pensar se todo aquele pavor seria de fato real. Spoiler : não é um filme de terror “normal”.

IMDb

14. Magnólia (1999)

Um filme bem complexo onde nove histórias de nove diferentes pessoas, aparentemente desconhecidas entre si, acabam cruzando-se em um dia qualquer no vale de San Fernando, na Califórnia. Só por esse fato, já é preciso ficar atento, né?

15. Primer (2004)

Dois engenheiros criam um dispositivo que permite que um objeto ou pessoa possa viajar para trás no tempo. Os dois começam a testar o dispositivo para mudar situações de suas próprias vidas.

É um dos filme de viagem do tempo mais confusos e difíceis de entender que já foram feitos. “Primer” assume que estamos todos em outro plano de compreensão e conhecimento. Esse é daqueles que você precisa ver com um bloquinho e papel na mão!

16. Amnésia (2000)

Um homem, Leonard Shelby, quer encontrar o homem que matou sua esposa e matá-lo. O único problema é que, desde o incidente, Shelby não consegue guardar novas memórias. Em outras palavras, toda vez que ele adormece ou perde a concentração, ele esquece o que aconteceu imediatamente com ele.

Por isso, Nolan decidiu filmar e contar a história em sentido inverso, então o filme começa no final e cada cena deveria mostrar o que aconteceu no momento anterior. Por esse motivo, acaba se tornando um pouco difícil.

17. O Iluminado (1980)

Quando o personagem de Jack Nicholson morre, a câmera caminha para uma foto de Jack no hotel, mas a data é 1921. O final nunca foi explicado, nem quem é exatamente Jack, o que torna esse filme bem confuso.

“O Iluminado” pode ser considerado uma obra-prima. É o tipo de filme que toda vez que você vê, algo novo chama a atenção de algo que você simplesmente não viu antes.

18. Mãe! (2017)

É daqueles filmes para assistir depois de ler sobre o que se trata na sinopse, senão ficará completamente perdido e atordoado. Mas ao saber a proposta do filme, o filme é surpreendente, intrigante e, ainda assim, atordoante.

IMDB

Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções.

19. Matrix (1999)

Com seus efeitos especiais inovadores, conhecidos como “bullet time” , as grandes cenas de ação, “Matrix” tornou-se um fenômeno instantâneo. O filme está cheio de referências de obras populares de ficção científica, e por essa razão, precisa ser visto várias vezes.

20. Efeito Borboleta (2004)

Mesmo para quem sabe, pela sinopse, que a história envolve viagens no tempo, leva cerca de uma hora para que elas se apresentem claramente no desenrolar dos acontecimentos. Por isso, é preciso prestar muita atenção. Nem tudo está claramente exposto!

IMDb

Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado.

IMDb

21. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Esse, sem dúvidas, é o melhor filme que Jim Carrey já fez. O filme analisa os relacionamentos que dão errado. O personagem de Carrey está tão desesperado para se livrar das lembranças de sua antiga namorada que ele realmente as remove do cérebro.

IMDb

Este filme é exatamente sobre lembranças, pode ser difícil saber o que realmente o que está acontecendo e o que é real. Este filme exige que seja visto diversas vezes e só assim o público consegue entender a história.

IMDB

22. Vanilla Sky (2001)

Se tem um filme que brinca com a realidade e um sonho, é esse! “Vanilla Sky” começa com a história de um homem de negócios rico e arrogante que sofre um acidente de carro fatal com sua ex-namorada.

Imdb

Mas o que se segue é uma série de sonhos e pesadelos que o mostram às vezes desfigurado e outra vez com aparência normal. Ele conhece a garota de seus sonhos, então ele a mata, e aí ela está viva e então ele está de volta com sua ex-namorada que ele pode ter matado. Se confundiu? Imagina durante o filme…

IMDB

23. Old Boy (2003)

“Old Boy” é destes filmes que quando chega ao fim, dá vontade de começar de novo. É impactante desde a primeira cena e bem tenso até o último segundo e o final. É preciso muita atenção para não se perder nos detalhes.

Mas, não desista. Quando as peças vão se encaixando, vamos começar a entender todo o martírio pelo qual Dae-Sun teve que passar.

24. Interestelar (2014)

A maioria das pessoas que foram assistir, saíram confusas sobre algumas coisas que o filme mostrou. Realmente, Interestelar é complexo e é necessário uma pesquisa sobre o que o filme mostra para não ficar totalmente perdido.

“Interestelar” é o filme mais ambicioso de Christopher Nolan. E, atenção especial nessa informação: ele é o mesmo diretor de “A Origem”. Vale prestar atenção nesse e pegar até uma pipoquinha, pois o filme é longo.

https://www.youtube.com/watch?v=frD_IiY_A3E

25. Jogo da Imitação (2014)

Esse filme mistura os detalhes de uma guerra com conflitos pessoais, relação e preconceitos. Serve para reflexão sobre o valor de um ser humano independentemente de suas escolhas.

26. Violência Gratuita (2007)

Este mão é um filme fácil, não é uma daquelas histórias que você sai satisfeito depois de ter assistido. Basicamente, ele se concentra em mostrar dois adolescentes malucos torturando uma família inocente.

Com tudo isso, não é um filme recomendado para os mais sensíveis, porque é difícil não se sentir mal depois de assisti-lo. Porém, para quem gosta de cinema, ele é mais do que recomendado.

27. Labirinto do Fauno

Esse filme é feito pelo diretor Guillermo del Toro, que é muito conhecido por fazer filmes maravilhosos e bem reflexivos. “Labirinto do Fauno” é daqueles filmes loucos e com muita fantasia. É preciso prestar muita atenção por conter diversas cenas, e também, por ter um roteiro imperdível e extremamente original.

imdb

28. De Olhos Bem Fechados

É um filme interessante, sem dúvida alguma. Estranho, adulto, inquietante e insatisfatório. Daqueles filmes pra você ver pela segunda vez e não perder nenhum segundo.

Filmes para não deixar de assistir