25 filmes que ensinam verdadeiras lições de vida e você precisa ver na Netflix

por | dez 12, 2018 | Filmes

Não tem nada melhor do que sentar em uma sala de cinema ou na frente da TV para assistir um filme inspirador, que estampa na tela uma lição de vida.

Pode ser aquele tipo de filme que arranca uma risada fácil, um pouco de lágrimas, mas que de certa forma nos faz pensar e aprender algo. Por isso, coloque nos favoritos esses 25 filmes que separamos a seguir.

1. Simplesmente Acontece

O filme “Simplesmente Acontece” é muito mais que uma comédia romântica daquelas para assistir sem compromisso e apego ao que realmente acontece na história. Por trás da história de Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Clafin), existem alguns ensinamentos positivos que fazem o filme ser título obrigatório para qualquer amante do gênero.

IMDb

O melhor da vida não se planeja

A vida de Rosie não é nada fácil. Programando fazer faculdade em Boston, a garota é surpreendida com uma gravidez inesperada que a impede de ir com seu melhor amigo Alex. Logo, Rosie se torna mãe de primeira viagem de Katie e tem que lidar com os desafios da maternidade. Em alguns momentos podemos achar que se algo ainda não aconteceu, talvez não aconteça mais, porém tudo na vida tem o tempo certo e o melhor é respeitá-lo.

IMDb

O que tem que acontecer tem muita força

Rosie e Alex sofreram inúmeros desencontros durante o filme mas, de alguma forma, quando estávamos quase sem esperança, eles decidem ficar juntos. Nada do que Rosie e Alex passaram foi por acaso. Cada decepção é uma lição e, por mais que não entendessem aquilo no momento em que acontecia, os acontecimentos difíceis os prepararam para o caminho incrível que tinham pela frente. O destino nos coloca exatamente onde deveríamos estar.


mv5bmtu2njuwmtc5nf5bml5banbnxkftztgwmjm4ndmznde.jpg

Boas amizades nos tornam invencíveis

Muito mais do que colegas de trabalho, Rosie e Ruby construíram uma parceria sólida, na qual incentivam e apoiam uma a outra em todas as adversidades. Se não fosse por Ruby, Rosie não teria acreditado no seu potencial para abrir o próprio hotel. Em um mundo onde muitas pessoas estão preocupadas só com elas mesmas, a amizade (e o amor) sempre vencem no final.

IMDb

2. Histórias Cruzadas

Para quem gosta de filmes com personagens femininos fortes, esse é um filme imperdível. Ele conta a história das empregadas negras nos Estados Unidos durante a luta pelos direitos civis.

Mais do que um retrato da história norte americana, o filme mostra o cenário da época de um jeito mais íntimo mostrando como eram a vida destas mulheres. O filme nos traz a reflexão sobre arrogância, prepotência, sentimento de superioridade e preconceito racial.

3. Okja

O filme mostra a amizade entre uma menina de 14 anos sul-coreana, Mika (Ahn Seo-hyun) e seu superporco Okja. Ela e o animal vivem uma vida tranquila entre as montanhas coreanas, até que Dr. Wilcox (Jake Gyllenhaal) seguindo ordens da executiva Lucy Mirando (Tilda Swinton) leva Okja, que é um porco geneticamente modificado por sua empresa, para o matadouro.

Quando tiram de Mika sua única amiga, ela decide viver a aventura de sua vida e ir para Nova York para tentar resgatá-la das mãos de Lucy Mirando. No caminho, ela vai se deparar com a Frente de Libertação Animal, liderada por Jay (Paul Dano) e K (Steven Yeun), que decidem ajudá-la em sua missão.

Netflix

Entretanto, o filme tem sua reflexão pautada pela questão de estimular o debate sobre a relação entre homem e natureza. Não é sobre deixar de consumir carne, é sobre lançar um olhar crítico ao funcionamento da indústria alimentícia.


okja-netflix-0717-1400×800.jpg

4. Selma

O filme é uma cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Mais do que o retrato de um movimento, Selma é um filme de heróis. Além disso, mostra algumas questões que King enfrentou na década de 1960, que ainda são bastante atuais e levam à reflexão, não importa de que raça que quem esteja assistindo seja.

5. À Deriva

Em uma das histórias mais verdadeiras da Segunda Guerra Mundial, três pilotos da marinha norte-americana colidem seus aviões no Pacífico Sul. Em um bote salva-vidas no meio do mar aberto eles ficam sem alimento e água, além de não terem a mínima esperança de serem resgatados. Navegando por mais de 1.600 quilômetros, eles enfrentam tempestades, tubarões, a fome e a convivência.

6. A Sociedade dos Poetas Mortos

Estrelado por Robin Williams, o drama conta a inspiradora história de um professor de literatura que tenta abrir sua mente de seus alunos em uma escola rígida e cheia de regras conservadoras. O filme transmite a positiva mensagem de que viver o momento sem sofrer com o passado ou o futuro é a melhor opção para a vida.

7. A Vida é Bela

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. A obra prima do cinema é vencedora de três prêmios Oscar, incluindo o de Melhor Ator para Roberto Benigni.

8. Coach Carter – Treino para a Vida

O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos, ele impõe rígidas condições, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias.

9. Gênio Indomável

Esse filme conta a história de um menino de 20 anos que tinha uma capacidade para as ciências incrível um verdadeiro gênio. Mas, era um jovem rebelde e cheio de rancores e frustrações passadas. Ele começa a ser conhecido a partir do momento que resolve um problema matemático que ninguém ainda havia resolvido. O filme traz a reflexão sobre nossos medos, insegurança e sobre como tratamos nosso passado.

10. O Quarto de Jack

Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro.

IMDB

O conforto de Jack em relação ao cativeiro é possível, pois ele não tem nenhuma outra base do lado de fora. Ao conhecer, ele olha para o cativeiro com outros olhos. Esse processo ocorre, na vida real, quando abrimos a mente para novas ideias e passamos por experiências que nos transformam.

11. O Homem que Viu o Infinito

Em 1913, Ramanujan, um gênio da matemática autodidata da Índia viaja para a o Colégio Trinity, na Universidade de Cambridge, onde ele se aproxima do seu mentor, o excêntrico professor GH Hardy, e luta para mostrar ao mundo tudo o que ele sabe. O filme traz a reflexão de não desistir e correr atrás dos seus objetivos.

12. A Garota Dinamarquesa

O filme é protagonizado por Eddie Redmayne como Lili Elbe, uma das primeiras transexuais a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual e Alicia Vikander como Gerda Wegener, que foi sua mulher e virou amiga. E o que a história dela tem a ver com a gente? Tudo! Quantas vezes vivemos uma vida que não é a nossa por vergonha de sermos quem realmente somos? Vale a reflexão!

13. A Luta pela Esperança

Jim Braddock (Russell Crowe) era considerado um talento do boxe, mas foi obrigado a se aposentar devido a uma série de derrotas no ringue.Para sobreviver, Jim aceita viver de bicos para poder sustentar sua esposa, Mae (Renée Zellweger), e os filhos. Ele consegue uma chance de retornar ao mundo do boxe e escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. Esse filme demonstra o poder da esperança e foco!

14. A Arte de Amar

Em pleno regime comunista, uma ginecologista polonesa luta contra a censura para conseguir publicar um livro que aborda a sexualidade em um contexto crítico à tradição vigente. É um filme bem necessário num tempo em que retrocedemos nos valores éticos e morais e tememos a perda de direitos sociais conseguidos até hoje.

15. Felicidade por um Fio

“Felicidade Por Um Fio” é a história de Violet Jones (Sanaa Lathan), uma publicitária bem-sucedida,que organiza cada passo da sua rotina para que nada saia do controle.

Depois de passar por uma grande desilusão, ela resolve repaginar o visual e mergulha em uma jornada de autoaceitação, trazendo à tona traumas da infância e aprendendo a se colocar acima da opinião alheia.

16. A História de Adaline

Em “A Íncrivel História de Adaline”, Adaline Bowman (Blake Lively) tinha uma vida normal até sofrer um grave acidente. Desde então, ela se tornou imortal e não consegue envelhecer, o que faz com que viva uma existência solitária e não crie laços com ninguém.

Tudo isso muda quando ela conhece um homem pelo qual vale a pena se arriscar. Esse filme traz a reflexão de criar laços e do amor.

17. Para Sempre Alice

“Para Sempre Alice” gira em torno da saga da Dra. Alice Howland (Julianne Moore), uma renomada professora de linguística, que começa a esquecer certas palavras ao longo do tempo. Esse filme mostra também a força dos laços.

18. Tal Pai, Tal Filha

O filme “Tal Pai, Tal Filha” traz a história de uma mulher workaholic (Kristen Bell), que, após ser abandonada pelo noivo no altar, decide embarcar em uma viagem de lua de mel acompanhada por seu pai (Kelsey Grammer), de quem estava distante há muito tempo.

IMDb

Esse filme, com certeza, te fará repensar em sua relação com seu pai. E mostrará o poder de uma companhia incrível.

Netflix

19. Perfeita para Você

Perfeita pra você conta a história do final da vida de Abbie, uma jovem que acredita estar grávida, mas descobre que na verdade está com nódulos na pélvis, diagnosticados como câncer. Esse filme mostra que tudo pode acontecer a qualquer instante e neste mesmo instante tudo pode mudar. Portanto, viva os pequenos momentos.

IMDb

20. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Banana

“A Sociedade Literária e a Torta da Casca de Batata” se passa em 1946, quando Juliet Ashton (Lily James), uma escritora de Londres, recebe uma carta e decide visitar Guernsey, uma das ilhas invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Ela parte atrás de sua próxima história e começa a investigar sobre como um clube de livros foi fundado durante o confronto.

21. O Doador de Memórias

“O Doador de Memórias” mostra uma sociedade que vive em um mundo ideal, sem doenças ou guerras, mas também sem sentimentos. Nesse regime, uma pessoa é encarregada de armazenar as memórias, de forma a poupar os habitantes do sofrimento e guiá-los com sua sabedoria.

22. Um Dia

Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. Esse filme mostra o quanto é importante curtir o momento e não deixar o tempo passar sem fazer nossas vontades.

Imdb

23. Um Momento Pode Mudar Tudo

Kate (Hilary Swank) é uma pianista clássica, casada, extremamente bem sucedida e recém diagnosticada com ELA (esclerose lateral amiotrófica). Esse filme é bem legal e reflexivo, pois mostra a importância do outro em nossas vidas.

24. Alex Strangelove

Alex Truelove (Daniel Doheny) é um aluno exemplar do último ano do Ensino Médio. Ele tem um grande futuro pela frente, mas antes de se formar ele quer alcançar o último marco da adolescência: perder a virgindade com a sua namorada, Claire (Madeline Weinstein). Tudo se complica quando ele conhece Elliot (Antionio Marziale), um menino gay que sem querer põe Alex em uma jornada de autodescoberta.O filme conseguiu abordar um tema profundo que é a sexualidade. Além de falar sobre o preconceito e a descoberta também.

Netflix

25. Tallulah

Lu (Ellen Page), uma jovem independente, teve o seu dinheiro roubado pelo ex-namorado. pobre e morando em uma van, ela decide procurar a mãe dele, Margo (Allison Janney), que não a conhece e nega ajudar. Além disso, traz algumas reflexões sobre o motivo de estarmos na terra.

Filmes que você não pode deixar de assistir