Após o atentado em Paris na última sexta-feira em que dezenas de pessoas foram mortas em eventos públicos, como um jogo de futebol e um show, o assunto terrorismo voltou à pauta de todos, nos bares, restaurantes e redes sociais. Religião, território, dinheiro: o terrorismo é praticado pelos homens há séculos por razões diferentes, nos mais variados continentes. Veja então uma lista de filmes que ensinam mais e ajudam a refletir sobre atos terroristas da história:
Voo United 93
Filme faz recorte do atentado do Al Qaeda contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em setembro de 2001 e narra tentativa dos passageiros de um dos aviões sequestrados em frustrar o plano dos terroristas.
Munique
Filme conta história de atentado terrorista contra a deleção de Israel durante as Olimpíadas de 72, em Munique, na Alemanha. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica matou dois integrantes da equipe e manteve outros nove reféns.
Guerra ao Terror
A diretora Kathryn Bigelow ganhou Oscar de melhor filme com este relato do ponto de vista norte-americano sobre a Guerra do Iraque.
Syriana
Filme relata a politicagem e a sujeira por trás da indústria de petróleo. O protagonista é o agente da CIA Robert Baer (George Clooney).
Farenheit 9/11
O diretor Michael Moore conta, com a sua tradicional acidez e parcialidade, como o presidente George W. Bush usou os eventos de 11 de setembro para criar guerras injustas contra Afeganistão e Iraque.
Carlos
O revolucionário Illich Ramírez Sánchez criou uma organização terrorista mundial e atacou a reunião da Opec (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de 1975.
A Hora Mais Escura
Mais uma vez a diretora Kathryn Bigelow resolveu abordar o tema: desta vez é a captura pelo principal responsável por 11 de setembro, Osama Bin Laden, o assunto do filme.
Timbuktu
Em uma pequena cidade no norte do Mali controlada por extremistas religiosos, um pescador mata a vaca de uma família, o que dá inicío a uma batalha.
O Atentado
Médico palestino está perto de atentado a bomba que mata 17 pessoas. No dia seguinte é chamado para reconhecer um corpo e recebe a informação de que sua esposa era a mulher-bomba que provocou a explosão.
O Homem Mais Procurado
Filme também conhecido como o “último de Philip Seymour Hofman”, que morreu pouco depois do lançamento do filme em Sundance, conta a história de imigrante checheno que vai para a comunidade islâmica de Hamburgo, na Alemanha, em busca de herança e tem as polícias alemã e norte-americana em seu encalço.