Romance não é só para os fracos. Aliás, para encarar alguns clássicos do cinema que retratam o amor, é preciso ser forte à beça para entender toda a complexidade das relações sem se deixar apenas envolver pelo lado emocional dos personagens. Por isso, descubra se você passa no teste de fã de romance de verdade, caso tenha visto os nove títulos abaixo:
Filmes de romance que são clássicos
Um Dia
Dexter e Emma se conhecem durante a faculdade, em 1988, e passam a se encontrar uma vez por ano, durante 20 anos. A história acompanha suas vidas e amores durante o período, até que eles percebem que foram feitos um para o outro. O filme que tem Anne Hathaway no papel de protagonista é baseado no livro homônimo de David Nicholls.
Titanic
A bordo do luxuoso transatlântico, Rose, uma jovem da alta sociedade, se sente pressionada com a vida que leva. Ao conhecer Jack, um artista pobre e aventureiro, os dois se apaixonam. Mas eles terão que enfrentar um desafio ainda maior que o preconceito social com o destino trágico do navio.
Orgulho e Preconceito
Em um baile na Londres do século XIX, Elizabeth Bennet (Keira Knightley), jovem sensível e determinada, conhece Fitzwilliam Darcy (Matthew MacFadyen), cavalheiro rico, arrogante e rude. Enquanto seus amigos trocam flertes, os dois entram numa relação de amor e ódio, e Elizabeth aos poucos descobre que Darcy não é tão desagradável quanto parece.
Ghost – Do outro lado da vida
Uma mulher apaixonada tem seu relacionamento destruído após a morte do marido, mas o espírito dele resolve permanecer na Terra e ajudar sua amada, pois ela corre risco de vida. Para avisar a esposa do perigo, ele se comunica através da médium trambiqueira Oda Mae Brown.
Diário de uma Paixão
O filme “Diário de uma Paixão”, com Ryan Gosling e Rachel McAdams, vai completar 13 anos. Baseado no livro de mesmo nome de Nicholas Sparks, ele conta a história de um jovem casal que se apaixona durante a década de 1940. De origens muito distintas, eles vivem um amor impossível.
Antes do Amanhecer
Em “Antes do Amanhecer”, o primeiro filme da trilogia (“Antes do Por do Sol” e ”Antes da Meia-Noite”), lançado em 1995, o americano e a francesa se conhecem em um trem e desembarcam em Viena, passando a noite na capital austríaca. As pessoas, os lugares e os atraentes mistérios da cidade são seu novo itinerário. O amor é o seu destino. No caminho, eles compartilham suas esperanças, piadas, sonhos e preocupações.
P.S. Eu Te Amo
Gerry (Gerard Butler) e Holly (Hilary Swank) eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.
Moulin Rouge
Cheio de luzes, cores, esse espetáculo dirigido por Baz Luhrmann é ainda a história de amor Christian e Satine, a cortesã mais famosa do cabaré Moulin Rouge. Vale pelas atuações de Ewan McGregor e Nicole Kidman e, claro, pelas canções contemporâneas em versões revisitadas. Também é um musical.
Um Lugar Chamado Notting Hill
Anna é uma atriz famosa sempre rodeada por indiscretos repórteres. No bairro londrino Notting Hill ela conhece o tímido William, um homem que acaba de se divorciar. Apesar de reconhecer a atriz, o proprietário de uma livraria se comporta como se ela fosse uma simples cliente – o que a agrada imensamente. Minutos depois os dois se reencontram na rua quando o rapaz, por acaso, derruba suco de laranja na roupa da estrela e a convence a ir até seu apartamento a fim de se trocar. A partir daí, surge um complicado romance, já que eles vivem em realidades diametralmente opostas – a celebridade e o anonimato.
Mais sobre roteiros de amor
- 13 filmes sobre amor e sexo que toda mulher deveria assistir
- Comédia romântica?: 10 filmes de amor que merecem ser vistos
- 3 filmes de amor com histórias verdadeiras para se apaixonar