Você não conhecia os samplers destas 5 músicas famosas

por | jul 26, 2016 | Entretenimento

Tão admirável quanto compor uma canção do zero é apoiar-se na melodia (ritmo, harmonia ou vocal) de uma música e transformá-la em algo totalmente diferente. “Samplear” é um recurso que alguns grandes artistas têm utilizado com êxito, apelando para a memória e nostalgia em alguns casos.

Mas a realidade é que nem sempre se sabe disso, já que podemos não conhecer a canção original que foi “sampleada”, principalmente se ela é muito antiga. É por isso que essa matéria te ajudará a descobrir esses fragmentos de canções escondidos em outras obras, passando pelo círculo musical que leva um artista a outro por meio de um “sample”.

#5 “Cupid’s Chokehold” / “Breakfast in America”

Travie McCoy é cantor do grupo Gym Class Heroes e ficou conhecido por ser ex-marido de Katy Perry, o que lhe deu a oportunidade de estrear um videoclipe. É precisamente nessa música que Patrick Stump (vocalista da banda Fall Out Boy) colabora por cima de um sample do Supertramp, da música “Breakfast in America”.

#4 “Sing For The Moment” / “Dream On

O rapper Eminem utilizou várias vezes esse método, como, por exemplo, na música “Stan”, em que samplea a canção “Thank You”, de Dido. “Sing For The Moment” faz referência à legendária banda Aerosmith, incluindo partes do famoso hit “Dream On”.

#3 “Centuries” / “Tom’s Diner

“Centuries”, de Fall Out Boy, começa com o sample de uma canção que muitos provavelmente já escutaram, mas não necessariamente conhecem. Trata-se de “Tom’s Diner”, um dos hits de Suzanne Vega.

#2 “Bitter Sweet Symphony” / “The Last Time

A música do The Verve popularizada pelo filme “Segundas Intenções” toca em todas as despedidas, festas de formatura, casamentos, etc., mas poucos conhecem a canção “The Last Time”, de The Andrew Oldham Orchestra (projeto paralelo do famoso produtor dos Rolling Stones), cujo fragmento sampleado por The Verve funciona como acompanhamento dos violinos principais de “Bitter Sweet Symphony”.

#1 “Crazy” / “Nel Cimitero di Tucson

Gnarls Barkley (vale ressaltar que esse não é o nome de um artista e, sim, da dupla formada por Danger Mouse e Cee Lo Green) alcançou a fama devido à popular música “Crazy”, que tem incontável número de covers. A base rítmica de “Crazy” foi retirada da música “Nel Cimetero di Tuscon”, composta pelos irmãos Gian Piero e Gianfranco Reverberi, trilha sonora do filme “Preparati la Bara!” (conhecida também como “Viva Django”).

https://www.youtube.com/watch?v=Zhxb00ONI_A