No início desta semana, mais um vídeo escandaloso caiu na internet, provocando reboliço na imprensa mundial. Os protagonistas: Eric Dane, o Dr. “McSteamy” do seriado “Grey’s Anatomy”, sua mulher, a atriz Rebecca Gayheart, e a ex-miss Estados Unidos Teen Kari Ann Peniche. Os três foram filmados no apartamento da modelo, de 25 anos. Nas cenas, as duas mulheres aparecem nuas em uma banheira e, em seguida, com Dane – todos deitados na cama e falando sobre seus “nomes pornôs”.
A divulgação desses vídeos e fotos de conteúdo impróprio tem se tornado cada vez mais corriqueira. Só nos últimos tempos, nomes como Jamie Foxx, Vanessa Hudgens e Rihanna tiveram sua intimidade levada a público. No caso de Foxx, que venceu o Oscar 2004 de melhor ator, por ter revivido a trajetória de Ray Charles no cinema, a exposição foi, digamos, voluntária. Na semana passada, caiu na grande rede a imagem de um homem completamente nu, em frente ao espelho de um banheiro, com uma câmera na mão. Depois de alguma especulação, os advogados do ator confirmaram: “O homem na foto é mesmo Jamie Foxx. A foto tirada por causa de um filme”.
Já Vanessa Hudgens, ao contrário do que andou declarando, parece não ter aprendido bem a lição de 2007, quando fotos em que aparecia totalmente nua caíram na internet. Há algumas semanas, a Gabriella, de “High School Musical”, novamente deixou o episódio se repetir e foi prato cheio para o blogueiro Perez Hilton, que divulgou imagens da musa teen com os seios à mostra e calcinha dourada, em frente ao espelho.
Em contrapartida, Rihanna, Lindsay Lohan e Paris Hilton – por mais saidinhas que possam ser – não tiveram culpa alguma na exposição de seus momentos íntimos. Supostamente separada do rapper Chris Brown, desde fevereiro deste ano, a cantora caribenha já é velha conhecida das manchetes sensacionalistas. Logo depois de ter divulgadas as imagem de seu rosto ferido, depois da agressão sofrida das mãos de seu ex, ela e Chris ainda foram tema de fotos em que aparecem trocando carícias íntimas. Em maio, a intérprete de “Umbrella” ficou novamente em evidência ao aparecer nua em fotos feitas em um hotel. Apesar de as imagens não revelarem o acompanhante da moça, acabaram evidenciando uma novidade: um piercing em seu mamilo.
Pouco antes de chocar a opinião pública ao assumir o relacionamento homossexual com a DJ Samantha Ronson, Lindsay Lohan já havia sido alvo de outros – e ainda mais graves – escândalos, como o vídeo em que aparece praticando sexo oral em seu ex-namorado, Calum Best. Apesar de nunca confirmadas, as filmagens teriam sido feitas durante uma festa regada a bebidas, por um amigo de Best, sem que a atriz visse.
Já Paris Hilton assume sua culpa no cartório, frisando apenas que não sabe como o vídeo, feito em 2004, no qual ela e seu então namorado, Rick Solomon, aparecem em cenas pra lá de picantes, foi divulgado. “É a coisa mais íntima que alguém pode fazer e o mundo inteiro estava assistindo e rindo de mim. Eu sempre me inspirei em pessoas como a Princesa Diana e, a partir daquele momento, eu soube que nunca mais poderia ser como ela”, lamentou a pobre menina rica, no recente documentário sobre sua vida, “Paris, Not France”.
No entanto, a linha que separa o público do particular – principalmente quando o assunto são as celebridades – é tênue e parece não ser nenhuma novidade. Consta que Marilyn Monroe, um dos principais símbolos sexuais da modernidade, também já teve sua intimidade vasculhada.
Segundo o colecionador Keya Morgan, diretor do filme que deve ser lançado sobre a atriz ainda este ano, um vídeo de 15 minutos de duração foi encontrado em 1962, enquanto policias investigavam as causas da morte da estrela. Durante todo o tempo, Marilyn aparece em cenas cálidas de sexo com um homem cujo rosto não é divulgado. As cenas foram registradas nos anos 50.
Por Roberta Santiago, do Te Contei