Se você viveu nos anos 90, com certeza se lembra com saudade dos Mamonas Assassinas. Talvez uma das bandas mais conhecidas da história do Brasil, ela misturava rock e pop com letras muito sarcásticas e cheias de humor.
O grupo estourou por um período brevíssimo de apenas sete meses, entre junho de 1995 e 2 de março de 1996. O sucesso foi interrompido no auge quando todos os integrantes morreram em um trágico acidente de avião em São Paulo, prestes a irem para turnê internacional.
Vídeo inédito dos Mamonas Assassinas
Os Mamonas deixaram todos com muita saudade, mas uma gravação rara vai nos fazer matar um pouco dela. Henrique Oliveira, primo dos irmãos Sérgio e Samuel Reoli (integrantes da banda), fez uma série de registros em janeiro de 1994, quando o grupo ainda se chamava “Utopia”.
O vídeo, editado com muitos cortes e de pouco mais de 14 minutos, mostra os músicos se apresentando em Termas de Ibirá, região de São José do Rio Preto (SP), cantando músicas como “Wasting Love”, do Iron Maiden, “Meninos e Meninas”, do Legião Urbana e “Flores”, dos Titãs. Na plateia havia pouquíssimos espectadores.
A gravação ainda mostra momentos da viagem do grupo à cidade, espontâneos e engraçados: eles jogando basquete, fazendo piadas e almoçando juntos, sem a menor noção de que um ano e meio depois se tornariam o fenômeno que foi o Mamonas Assassinas. Assista:
Na descrição do vídeo, Henrique escreveu:
“Em janeiro de 1994, a banda UTOPIA (que em pouco tempo se tornaria os Mamonas Assassinas) tinha mais um show em sua agenda não tão lotada assim. Só que desta vez era um grande evento! Um show fora da capital. Termas de Ibirá, região de São José do Rio Preto. Fomos eu, meu amigo, também Henrique (o japonês que aparece no vídeo) acompanhar meus primos Sergio e Samuel com sua banda Utopia. Completavam a banda Julio Cesar (que na época não era Rasec), Dinho e Alberto Hinoto (que também não era Bento).
Mal imaginava que este registro amador, mal filmado, cheio de cortes grotescos, enquadramentos tortos e iluminação precária, acabaria se tornando um documento raro da história desta banda, mostrando os bastidores, a rotina e o ambiente que os cercava antes do sucesso.”
Mais Mamonas: 7 coisas que você NÃO sabia sobre a banda